Especificações Técnicas
Construído em 1973, o navio, originalmente batizado como Moana Wave, pertenceu por muito tempo à Universidade do Hawaí. Posteriormente fora comprado pelo estaleiro Stabbert (Seattle, EUA), onde passou a servir à NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), agência federal norte-americana para meteorologia, oceanos, atmosfera e clima.
Ao ser adquirido pela Universidade de São Paulo, foi rebatizado para N/Oc. Alpha Crucis, passando por algumas reformas e modernizações, tornando-o no principal instrumento de pesquisa oceanográfica do Brasil.

Posto de comando do N/Oc. Alpha Crucis, após a reforma.
Características Gerais
| Comprimento total: | 63,856 m | 
| Boca moldada: | 10,973 m | 
| Deslocamento máximo: | 1890,75 t | 
| Calado máximo: | 4,05 m | 
| Calado leve: | 2,46 m | 
| Casco e estrutura: | Aço estrutural | 
| Tripulação: | 19 Tripulantes | 
| 21 Pesquisadores | |
| Capacidade de combustível: | 510 m3 | 
| Autonomia: | 70 dias | 
Normas Atendidas
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Máquinas
| Motorização principal: | 02 motores CATERPILLAR D398 12 cilindros, 850HP, 634,1 MCR | 
| Caixas do passo controlável: | 02 Caixas A.M. LIAAEN - Aalesund - Noruega tipo CG/50/450, diâmetro do hélice: 1950 mm, 03 pás, taxa de redução: 3,5:1 | 
| Motores auxiliares: | 02 motores CATERPILLAR D379 08 cilindros, 450HP | 
| Alternadores sincronos: | 02 Alternadores KATO Engeneering Co - USA A232030000, tipo 23203, 400kW, 60Hz, 500 kVA Contínuo, Voltagem 277/480, Amperagem 601,4 | 
| Gerador de emergência: | 01 Localizado no convés principal, BB, à ré | 
| Motor Diesel | Detroit Diesel (General Motors Co), modelo 1045JAB-001 | 
| Alternador: | IEC - International Eletric Corp., modelo EF4453, 60Hz, 03 fases, 225/450 Volts, 70kW contínuo, kVA: 94, Amps = 240/120 | 
| Baterias: | 04 Em série = 32 V, para partida do gerador principal - 555 Amps | 
| 02 Em série para partida do gerador de emergência - 1750 Amps | |
| 01 No convés principal, modelo CG12V100B, 12 Volts - 10 Amps | |
| Bow Thruster: | THRUSTMASTER of Texas Inc, tipo 47TT400-ML, 400HP, motor elétrico trifásico, 60Hz, 460 V, hélice KAPLAN com 1,56 m de diâmetro | 
| Máquina do leme: | Sntinel Control Technology | 
| Sistemas de óleos diesel e lubrificante: | Purificador de óleo diesel DELAVAL, tipo 55-N | 
| Bomba de transferência (O.D.) VICKING KK124 | |
| Bomba de transferência (O.L.) VICKING HL195 | |
| Separador óleo/água SEREX 2GPMVGSWBA-1 | |
| Bombas de incêndio, lasrtro e SG: | Bomba de incêndio principal Gorman-Rupp, Eletr. US Eletric, 25HP | 
| Bomba de incêndio de emergência Gorman-Rupp, Eletr. US Eletric, 25HP | |
| Bomba de lastro principal Peabody Barnes, 30MU Marathon Elect, 10HP | |
| Bomba de lastro de emergência Peabody Barnes, 30MUE-23 Marathon Elect, 10HP | 
Guindastes e Guinchos
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Comunicação
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Navegação
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Sistema Hidróforo de Água Doce
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Enfermaria
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Sistema de Sanitização
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Oficina Mecânica e Equipamentos
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