A matriz curricular do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP é composta de núcleos de conteúdos, com Módulo Básico, Profissionalizante e Complementar, com disciplinas obrigatórias e optativas eletivas e livres.
O Módulo Básico corresponde a 48,8% da carga horária obrigatória e contempla disciplinas com caráter conceitual, instrumental e/ou ferramental, tanto relacionadas às disciplinas básicas de Ciências da Terra (CT) quanto àquelas específicas de oceanografia biológica, geológica, física e química. Ao final deste módulo, que contará com a participação de diversas unidades de ensino da USP para sua ministração, terá sido fornecido ao aluno um conteúdo de pré-requisitos necessários à compreensão dos processos biológicos, físicos, geológicos e químicos do meio marinho. Dentre as disciplinas básicas destacam-se disciplinas interdepartamentais de conteúdo oceanográfico que objetivam fornecer ao aluno uma visão inicial, porém integrada, dos processos do meio marinho (Sistema Oceano I e II, 1º e 2º semestres), bem como familiarizá-lo com as plataformas de trabalho flutuante para a pesquisa oceanográfica, ou seja, o Navio Oceanográfico e os Barcos de Pesquisa, através das disciplinas Atividade Embarcada I.
No Módulo Profissionalizante o conteúdo programático das diversas áreas do conhecimento da ciência oceanográfica foi sequenciado de forma a permitir que, ao seu término, na execução do trabalho de graduação, o aluno esteja capacitado a atuar nas mais variadas oportunidades do mercado de trabalho. Este módulo corresponde a 39,6% (1935 horas) da carga horária obrigatória, com disciplinas integradoras. O Trabalho de Graduação finaliza esse módulo e envolve todos os procedimentos de uma investigação cientifica e será desenvolvido preferencialmente no ultimo ano do curso.
Parte essencial do programa está centrada na prática de coleta de dados in situ e posterior análise nos laboratórios didáticos e de pesquisa do IOUSP. Nestas etapas são disponibilizadas mecanismos e infraestrutura de apoio ao graduando em oceanografia para realização adequada de suas atividades de ensino e aprendizagem de campo. Pretende-se que o graduando tenha o maior número de possibilidades de estudo e participação em projetos de pesquisa em ambientes costeiros, na plataforma continental e na região oceânica, aprimorando-se no domínio de técnicas para o estudo integrado dos oceanos.
Paralelamente ao Módulo Profissionalizante, o estudante deverá cursar um Módulo Complementar (11,6%), idealmente a partir do 6º semestre, com disciplinas oferecidas pelo IOUSP ou por outras unidades de ensino. As disciplinas do Módulo Complementar são oferecidas anualmente e têm como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos nas áreas fundamentais da ciência dos oceanos (oceanografias biológica, física, geológica e química) considerando os temas mais relevantes ao desenvolvimento profissional do aluno junto ao mercado de trabalho.
Além destas disciplinas, o aluno deverá comprovar obrigatoriamente um total de 150 (cento e cinquenta horas) de embarque para complementar seu Bacharelado em Oceanografia. Tais embarques poderão ser efetuados em qualquer momento ao longo de todo o curso, em navios oceanográficos, barcos de pesquisa ou embarcações vinculadas as atividades de aproveitamento econômico do meio marinho.
Desta forma, o IOUSP acredita que o atendimento a este conjunto de objetivos por meio de ações e procedimentos bem definidos e estruturados nesta área do conhecimento que é bastante específica e exigente em termos de infraestrutura adequada deve permitir a preparação de um profissional de alto nível. Um profissional que tenha adequada formação teórica e prática, vivência profissional e visão de processos integrativos, que possa ser altamente competitivo no mercado de trabalho podendo desempenhar as atividades constantes da proposta de Regulamentação da Profissão de Oceanógrafo com flexibilidade suficiente para se adequar às necessidades e novas oportunidades.
Quadro de Sequência Lógica Diagrama com as disciplinas obrigatórias do curso Bacharelado em Oceanografia (válido a partir do primeiro semestre de 2015).

|
 |
Para saber mais sobre as discilpinas ministradas no curso, CLIQUE AQUI!
Módulo Básico
Disciplinas Básicas de Ciências da Terra:
São disciplinas obrigatórias que introduzem conceitos fundamentais das Ciências Exatas e da Terra e fornecem instrumentos que servirão de base para possibilitar um entendimento inicial dos processos oceanográficos
essenciais à formação do profissional. São disciplinas lecionadas pelos Institutos de Física, Química, Geociências e de Matemática e Estatística, de forma a tratarem dos conhecimentos básicos. As disciplinas que compõem este módulo são: Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral III, Calculo Diferencial e Integral IV, Física I, Física II, Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia, Noções de Estatística, Química Geral Inorgânica Básica, Química Analítica, Química Analítica Instrumental e Geologia Geral.
Disciplinas Básicas de Oceanografia: São disciplinas obrigatórias que visam introduzir conceitos, fundamentos e o conhecimento de instrumentos e ferramentas básicas das diferentes áreas das ciências marinhas inclusive das interdisciplinares, que servirão de base para posteriormente possibilitarem uma compreensão, quantificação, integração e aplicação dos conceitos e processos da oceanografia: Origem, Evolução e Processos na Biosfera Marinha, Autótrofos do Sistema Bêntico e Biomas Associados, Microbiologia Marinha, Invertebrados Marinhos, Vertebrados Marinhos, Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Estratégia de Vida e Auto-Ecologia de Animais Marinhos, Oceanografia Física Descritiva, Oceanografia Dinâmica I, Oceanografia Dinâmica II, Princípios de Geologia Sedimentar, e Fisiografia e Evolução dos Fundos Marinhos.
Disciplinas básicas interdepartamentais:
Sistema Oceano I, Sistema Oceano II, Primeiros Socorros e Sobrevivência em Alto Mar e Atividade Embarcada I.
Módulo Profissionalizante
Disciplinas profissionalizantes são as disciplinas obrigatórias consideradas integradoras do conhecimento adquirido das disciplinas básicas, sendo iniciadas a partir do quarto semestre do curso.
Disciplinas Integradoras em Oceanografia:
É um conjunto de disciplinas obrigatórias ministradas no IOUSP para integrar conceitos, instrumentos e ferramentas especificam das diferentes artes das ciências marinhas para compreensão ou aplicação de processos oceanográficos. Essas disciplinas são: Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Ecologia Aquática, Biologia Pesqueira, Sistema Pelágico, Sistema Bentônico, Aquicultura, Interação Oceano-Atmosfera e Mudanças Climáticas, Circulação Geral dos Oceanos, Ondas e Marés, Oceanografia Física Costeira e Estuarina, Sedimentação Marinha, Geofísica Marinha Aplicada, Recursos Marinhos Não-Renováveis, Sistemas e Processos Costeiros, Ciclos Biogeoquímicos I, Ciclos Biogeoquímicos II, Geoquímica Marinha, Química Orgânica Marinha, Poluição Marinha, Análise da Dados em Oceanografia I, Análise da Dados em Oceanografia II, Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.
Módulo Complementar
Neste módulo os alunos cursam disciplinas com intuito de complementar sua formação, tanto dentro da carreira quanto fora dela.
Disciplinas optativas eletivas:
É um conjunto de disciplinas que visa a complementação da formação do oceanógrafo em áreas mais especificas, ministradas no IOUSP e em diferentes unidades de ensino, e objetiva a aplicação, a integração e a instrumentalização em diferentes habilidades especiais e/ou especificas. As disciplinas podem ter um caráter mais técnico ou mais acadêmico dependendo do aprofundamento que o aluno deseja em determinada área de conhecimento.
Disciplinas optativa livres:
São disciplinas oferecidas na USP como um todo que podem ser selecionadas pelos alunos de acordo com seus interesses.
Estágio Embarcado
Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir pelo menos 150 (cento e cinquenta) horas de atividades embarcadas que contribuam para sua formação profissional através da vivência e experiência de trabalho em embarcações, contribuindo à suas habilidades no planejamento amostral e em técnicas de amostragem, bem como oferecendo oportunidades de participação em tomadas de decisão diante de situação ambientais reais. Este é um componente curricular obrigatório pela exigência estabelecida para o registro profissional, porém com um mínimo de apenas 100 horas. Tais atividades deverão ser coordenadas e orientadas de maneira a promover a familiarização do acadêmico com a rotina a bordo, como por exemplo, as atividades de coleta de dados oceanográficos, coleta, armazenamento e/ou processamento de amostras a bordo, serviços hidrográficos, entre outros.
A comprovação de que um aluno do curso participou de atividade embarcada deve ser feita por meio de declaração e da apresentação de um relatório sucinto de embarque, devidamente assinados pelo responsável da embarcação e/ou chefe científico.


