ICP-MS

O Laboratório de Química Inorgânica Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo disponibilizará à comunidade interna e externa ao instituto, o equipamento concedido pela FAPESP dentro da proposta EMU. Esse equipamento consiste em um espectrômetro de massa (ICP-MS) que é capaz de quantificar metais e diversos não-metais em baixas concentrações através da ionização da amostra com plasma acoplado indutivamente e a utilização do espectrômetro de massa para separar e quantificar estes íons.

responsável pela instalação será o Prof. Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira

responsável técnico será o Prof. Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira

comitê gestor será constituído pelos professores Dra. Márcia Caruso Bícego, Dr. Rafael André Lourenço e Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira

Comitê de usuários

Será formado um Comitê de Usuários que irá avaliar o serviço prestado bem como se as condições de uso e operação do EMU estão adequadas. Esse comitê deverá produzir relatório anual sobre as atividades do equipamento que subsidiará os relatórios anuais de uso do EMU a serem encaminhados à FAPESP. Esse comitê será formado por 2 (dois) membros do IOUSP e dois membros externos:

  • Dr. Rubens Cesar Lopes Figueira (IOUSP)
  • Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques (IOUSP)
  • Dra. Renata Hanae Nagai (UFPR)
  • Elvis Joacir França (CRCN-NE)

Para treinamento dos usuários serão oferecidos cursos anuais ministrados pelo Prof. Rubens Cesar Lopes Figueira (parte teórica e prática) que serão divulgados via web.

Sendo este um equipamento multiusuário, estabelecemos as seguintes normas de uso, para usuários internos e externos ao IOUSP:

  1. a)O usuário deverá solicitar oagendamento do equipamento para o responsável técnico, via e-mail ( c/c );
  2. b)O usuário deverá informar a substância de interesse e metodologia de análise, com apresentação de referência bibliográfica;
  3. c)O usuário deverá providenciar o preparo das amostras, os solventes, os padrões e colunas necessárias para a análise, bem como o descarte dos resíduos gerados;
  4. d)O usuário poderá acompanhar a análise, que será realizada sempre pelos responsáveis técnicos;
  5. e)Poderá haver custos adicionais que serão utilizados apenas para a manutenção do equipamento.
  6. f)Os usuários deverão mencionar o apoio da FAPESP através do projeto 2020/14356-5 em todos os trabalhos de divulgação e enviar ao coordenador uma cópia do trabalho publicado.

O uso do ICP-MS será divulgado na página web do IOUSP para conhecimento do público

Compartilhe