Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Institucional de Pós-Graduação (PIPD-CAPES)

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia

Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Institucional de Pós-graduação (PIPD – CAPES) - 2024".

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da USP comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para vaga de bolsista de Pós-Doutorado, do "Programa Institucional de Pós-graduação (PIPD – CAPES)".

O Programa possui uma cota de bolsa com duração de 12 meses na modalidade. O candidato selecionado deverá desenvolver suas atividades de pesquisa e ensino no Instituto Oceanográfico da USP (São Paulo, SP). O perfil do candidato deve ser compatível com as linhas de pesquisa do programa (disponíveis em: https://www.io.usp.br/index.php/pos-graduacao/programa-de-pos-graduacao/apresentacao.html. O PIPD tem como objetivo fomentar a realização de estudos de excelência em alto nível, o reforço dos grupos de pesquisa nacionais e a promoção da inserção de pesquisadores em estágio pós-doutoral, estimulando a integração desse pessoal com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país. O programa busca, também, promover o aperfeiçoamento de doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa e da internacionalização dos programas de pós-graduação, incentivando a realização de estágio pós-doutoral no exterior.

Outras informações sobre o PIPD/CAPES podem ser consultadas em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-institucional-de-pos-doutorado-pipd

Requisitos do Bolsista:

1. a) Doutor em Oceanografia ou áreas afins. b) Atender as normas estabelecidas pelo Edital PIPD da CAPES (Anexo I - Portaria nº 282 de 04 de setembro de 2024).

Período de Inscrição:

A inscrição do candidato poderá ser feita no período entre 21/10 e 08/11/2024 (até as 17h00).

Toda documentação deverá ser enviada pelo candidato(a) para o e-mail:

É responsabilidade do candidato(a) entregar a documentação completa em formato PDF (arquivos em PDF devem ser combinados em uma única pasta).

Não receberemos documentação impressa.

A documentação enviada após o período de inscrição e que não seguir as instruções deste edital não será considerada, podendo acarretar na desclassificação do(a) candidato(a).

Documentação Necessária para a Inscrição:

1. a) Cópia do Currículo Lattes atualizado no mês de outubro de 2024 ou, se estrangeiro currículo conforme Anexo I da Portaria CAPES no. 282 de 04 de setembro de 2024;

1. b) Projeto de pesquisa/plano de atividades relacionado a uma das linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia. O Projeto de pesquisa deve conter: Capa contendo o Título e Nome do Proponente, Estado da Arte e Justificativa, Objetivos, Metodologia, Plano e Cronograma de Trabalho, Resultados e Produtos Esperados e Referências Bibliográficas contendo no máximo 10 páginas, excluindo Capa e Referências Bibliográficas, e formatação Times New Roman, Tamanho 12, Espaçamento 1,5.

Critérios de seleção dos candidatos:

O processo de seleção será realizado pela Comissão de Pós-Graduação. Os critérios para seleção são:

1. a) Análise do Projeto (x 2)
  2. b) Análise de Currículo (x 3)

A análise do Currículo levará em conta os itens do Anexo II - Tabela de pontuação básica para avaliação do currículo, sendo que para maior pontuação será atribuída nota máxima (10,0) e para menor pontuação a nota mínima (7,0), sendo normalizadas as demais notas.

A média final (MF) será: MF = [(Projeto x 2) + (Currículo x 3)]/5

Os candidatos que se autodeclararem preto, pardo ou indígena (PPI) no ato de inscrição através de formulário específico (Anexo III) farão jus ao acréscimo de 10% na média final obtida.

Período de Duração e Valor da Bolsa:

A bolsa terá duração de um ano, com possibilidade de uma renovação, sendo o valor mensal de R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) a ser pago diretamente ao bolsista pela CAPES. Haverá ainda um repasse de recursos para custeio a ser liberado pela CAPES.

Resultado do processo seletivo e implantação da bolsa

Os resultados serão divulgados na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Instituto Oceanográfico a partir do dia 29/11/2024.

O bolsista selecionado terá o prazo de dois dias a partir da data de divulgação para providenciar os documentos para implementação da bolsa (Anexo da Portaria CAPES Nº 282/2024) devidamente preenchidos, bem como fornecer os dados bancários).

1. I) Portaria CAPES nº 282/2024 – PIPD/CAPES.
  2. II) Tabela de pontuação do CV.

III) Formulário de Autodeclaração Étnico-Racial

São Paulo, 15 de outubro de 2024.

Rubens Cesar Lopes Figueira

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Comissão de Pós-Graduação Presidente