Laboratório de Ictiofauna e Crescimento

Profa. Dra. Carmem L. D. B. Rossi Wongtschowski

Tel.: (11) 3091-6546

Sala 103A

 

 

No LABIC são desenvolvidas pesquisas sobre a ictiofauna (fauna de peixes marinhos) presente em diversos ecossistemas da região Sudeste-Sul do Brasil. Duas linhas de pesquisa são abordadas:

  • Estudos de otólitos (estruturas que fazem parte do aparelho auditivo dos peixes) e
  • Ecologia das assembleias de peixes marinhos.


Dentro da primeira linha, o LABIC conta com uma coleção (COSS-BRASIL) que contém mais de 40 mil otólitos pertencentes a 210 espécies de teleósteos. As informações relativas aos indivíduos dos quais os otólitos foram retirados (dados georreferenciados de suas capturas e, dados biológicos como tamanho, peso, sexo e maturação) constam de um banco de dados, onde estão disponibilizadas ilustrações, fotografias, informações sobre a morfologia e morfometria dos otólitos já analisados.

Os estudos desenvolvidos levam em consideração o fato de que as formas dos otólitos dos peixes teleósteos são espécie-especificas e as características dos mesmos permitem: registrar a biodiversidade marinha através dessas estruturas; disponibilizar informações e estruturas para diferentes áreas do conhecimento (sistemática, filogenia, paleontologia, paleoecologia, estratigrafia, resolução de casos dúbios de classificação e/ou identificação, delimitação de espécies e populações, identificação de peixes em sambaquis, estudos de ecologia alimentar, biologia pesqueira, variações climáticas); realizar estimativas sobre a perda da biodiversidade em diferentes escalas espaciais e temporais; compreender processos geradores, mantenedores e impactantes da biodiversidade; desenvolver bases metodológicas e padrões de referência para estudos de impacto ambiental; subsidiar a tomada de decisão em projetos sobre desenvolvimento sustentável.

A Coleção de otólitos conta com o website: www.usp.br/cossbrasil, onde ficam disponibilizadas as informações sobre os otólitos da coleção já analisados.

Dentro da segunda linha de pesquisas, o LABIC desenvolve estudos que compreendem a estrutura das assembleias de peixes em sistemas oceânicos e costeiros; o papel de fatores bióticos e ambientais que induzem variabilidade espaço-temporal nas assembleias e, a função dos ecossistemas analisados no ciclo de vida dos peixes. Para cumprir esta linha são utilizadas diversas pesquisas, dentre elas: composição, taxonomia, diversidade, reprodução e crescimento de peixes.

Compartilhe