Workshop de divulgação científica – 10 anos do Bate- Papo com Netuno
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 24 Julho 2025
Neste ano de 2025, o Bate-Papo com Netuno comemora uma década de existência! Para celebrar essa data especial, além do lançamento do livro “Tiradas do Netuno”, teremos um Workshop com temas relacionados à divulgação científica. O evento contará com palestras e mesas redondas, onde oderemos discutir os avanços e desafios enfrentados na divulgação científica atualmente.
O evento ocorrerá dia 07 de agosto no Auditório do IOUSP. Será presencial, mas contará com transmissão ao vivo pelo canal : https://www.youtube.com/@bate-papocomnetuno6150
A inscrição pode ser realizada em: https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml
Aproveitamos para agradecer a todos que contribuíram para a publicação do livro Tiradas do Netuno. Além do livro, vocês também contribuíram na realização deste evento!
Nossa programação:
8h30: Credenciamento
8h45: Abertura
9h00: “Divulgação científica para informar, democratizar e engajar a sociedade” Germana Barata.
09h45: Mesa redonda - Dez anos de divulgação científica em ciências do mar. Mediação: Catarina Marcolin; participação: Yonara Garcia, Jana del Favero, Claudia Namiki.
10h45: Coffee break
11h15: Mesa redonda - Profissionalizando a Divulgação Científica. Mediação:
Jana del Favero; participação, Luiza Soares, Alexya Queiroz e Gabriel Monteiro.
12h15: Intervalo para almoço
14h: Barreiras das mulheres nas ciências do mar no Brasil. Adriana Lippi.
14h30: Mesa redonda - O papel da Divulgação Científica para além da Divulgação Científica. Mediação: Carla Elliff; participação: Juliana Leonel, Natasha Hoff, Izadora Mattiello
15h30: Coffee Break
16h: “Do Golfo de Bénin à Baia de Tamandaré… História cultura e empoderamento de mulheres negras nas ciências marinhas”. Bárbara Pinheiro.
17h: Lançamento do livro Tiradas do Netuno. *Teremos livros extra para venda.
Convidaremos as autoras e os autores presentes para participarem da mesa de autógrafos. Será um momento muito especial de celebração da divulgação científica nas ciências do mar!
Aguardamos vocês!
Equipe do Bate-Papo com Netuno
https://www.batepapocomnetuno.com
Claudia Namiki
Professora Doutora
Laboratório de Ecologia das Fases Iniciais dos Peixes – LEFIP
@lefip.iousp
Instituto Oceanográfico
Universidade de São Paulo
05508-120 Praça do Oceanográfico, 191