Turma da Mônica e Cátedra UNESCO lançam HQ “Oceanos” para celebrar a Década do Oceano

Fonte: AfinaMenina

 

Evento interativo na USP une educação, arte e sustentabilidade para conscientizar crianças sobre a importância dos oceanos

turmadamonica neomondo 1

 

Em uma iniciativa que une cultura, ciência e educação ambiental, a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, em parceria com a Turma da Mônica e MSP Estúdios, lança a HQ “Oceanos – Edição Especial da Década do Oceano”. O evento de lançamento acontece no dia 28 de maio de 2025, a partir das 13 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada na Universidade de São Paulo (USP).

O projeto é coordenado pelo professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, e tem como objetivo principal celebrar a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), promovendo uma nova relação do público, especialmente o infantojuvenil, com o oceano. A revista em quadrinhos combina entretenimento, arte e educação para estimular a conscientização sobre a importância dos mares para a vida no planeta.

Durante o evento, 120 crianças da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP (EAFE/USP) participarão de uma série de atividades sensoriais e educativas desenvolvidas por professores do Instituto Oceanográfico. Essas ações ocorrerão em formato de circuito, com duração aproximada de 50 minutos, e incluem experiências práticas que aproximam os pequenos do universo marinho.

Entre as atividades estão a “Barraca do Peixe”, que aborda o consumo consciente de pescado por meio de uma “pesca” lúdica e exposição de peixes preservados; a atividade “De Onde Vem a Areia da Praia?”, que permite o manuseio e análise de diferentes tipos de areia; e “De Onde Vem o Lixo em uma Praia Deserta?”, que promove debates sobre a poluição marinha. Além disso, a exposição “Joias do Mar” apresenta imagens ampliadas de foraminíferos, organismos microscópicos marinhos, e a mostra “Pequenos Notáveis” destaca micro-organismos essenciais para a vida nos oceanos.

Uma oficina especial chamada “Assumo Meu Compromisso com o Oceano” encerra o circuito, onde as crianças assinam uma tela coletiva com tinta ecológica, simbolizando seu compromisso com a proteção dos oceanos.

A Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, criada em 2018 e vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico da USP, atua em apoio à UNESCO e à Comissão Oceanográfica Intergovernamental. Seu trabalho é focado em promover a ciência necessária para a sustentabilidade dos oceanos, alinhando-se à Agenda 2030 da ONU, especialmente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água).

Com o apoio de diversas instituições governamentais e parcerias estratégicas, a Cátedra desenvolve pesquisas, inovações e ações educativas que valorizam a cultura oceânica e contribuem para políticas públicas sustentáveis. A HQ “Oceanos” é mais uma ferramenta para aproximar a ciência do público e inspirar as futuras gerações a cuidarem do planeta azul.

Para mais informações sobre o evento e o projeto, acesse o site oficial da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano: https://catedraoceano.iea.usp.br. A participação presencial no lançamento pode ser confirmada pelo e-mail .

Compartilhe