Na disseminação da cultura oceânica, uma parceria entre a USP e o Centro Paula Souza
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- Publicado: Sábado, 21 Dezembro 2024
Fonte: Jornal da USP
Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2024, o Instituto Oceanográfico da USP e o Centro Paula Souza (Cetec Capacitação) realizaram atividades práticas de um curso de capacitação inédito voltado para 42 professores do ensino médio de Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo. O curso de capacitação Década do Oceano: Poluição Marinha por Plásticos e Mudanças Climáticas foi ministrado na base de pesquisa Clarimundo de Jesus (Ubatuba/SP).
O curso foi ministrado por uma equipe do IO, da qual fiz parte, juntamente com a pós-doutoranda Amanda Gerotto, a doutoranda Aislyn Alvarenga, os doutorandos Ítalo Martins Paladino e Yan Weber Mesquita, e a mestranda Julia dos Reis de França, além de contar com o apoio de servidores técnico-administrativos do IO. A iniciativa visou atender uma demanda do Centro Paula Souza que chegou à equipe do IO pela doutoranda Aislyn Alvarenga, que é egressa e filha de uma professora de Etec. Ela foi contatada pelo professor Davi Gutierrez Antonio (Centro Paula Souza) com o desafio de levar a Década do Oceano para professores das Etecs.
Por isso, o curso buscou promover e disseminar a cultura oceânica entre os professores da rede pública, trazendo à tona questões críticas como a poluição marinha por plásticos e os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas oceânicos. Além disso, o curso quis fornecer ferramentas para que eles levem esse conhecimento para suas salas de aula, multiplicando o conhecimento sobre o oceano entre os estudantes do estado de São Paulo.
Antes do curso, enviamos um questionário aos professores, perguntando se eles já conheciam a Década do Oceano. Somente 50% deles conheciam a iniciativa. Perguntamos também se eles trabalhavam temas como a Década do Oceano, mudanças climáticas ou poluição marinha em suas aulas, e 30% dos professores responderam nunca ter trabalhado esses temas com seus alunos. Isso vai ao encontro do que foi reportado por um estudo recente de Alves et al. (2023), que mostrou que a maioria dos estudantes do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano) de escolas públicas de São Paulo não estabelecem relação entre o cotidiano deles e o oceano, e 19% afirmaram não ter tido contato com esse conteúdo em aula.
As atividades do curso foram divididas em leitura e discussão de textos via plataforma Moodle do Centro Paula Souza, entre agosto e outubro de 2024, e na base do IO as atividades desenvolvidas foram divididas em palestras, atividades práticas, em campo e no laboratório, e discussões, abordando a Década do Oceano e as problemáticas de mudanças climáticas e poluição por plásticos no oceano. Nos dias de curso que ocorreram na base do IO, a programação também incluiu momentos de interação e troca de experiências entre os participantes, visando fortalecer as redes de educação e pesquisa no estado.
Em campo e no laboratório, os professores puderam desenvolver atividades de coleta e observação de microplásticos, para aprofundar o conhecimento sobre a poluição plástica nos oceanos. “As atividades foram pensadas para que possam aplicá-las com as turmas, e facilitar o contato dos estudantes do ensino médio com o problema dos plásticos, que podem ser aproveitados em diversas disciplinas” comentou Yan Mesquita.
Além da capacitação, o curso possibilitou a troca de experiências e vivências entre a Universidade e o ensino técnico. “Essa comunicação, especialmente com professores, que também são multiplicadores, nos mantém esperançosos frente a questões tão urgentes e críticas, pois só protegemos o que conhecemos. Ao final do curso, foi perceptível que as pessoas saíram motivadas a conectarem mais pessoas ao oceano, destacando a importância da sua preservação para a construção de um futuro mais sustentável”, relatou uma das ministrantes do curso, Amanda Gerotto.
Ainda, de acordo com Aislyn, “o curso de capacitação foi uma excelente oportunidade para trocarmos experiências, sendo fundamental tanto para compartilharmos os temas que trabalhamos dentro da Universidade com os professores, quanto para conhecermos as iniciativas e o excelente trabalho que eles realizam em sala de aula”.
Essa foi também a impressão de Ítalo, que destacou a importância da oportunidade para sua formação acadêmica: “Ministrar um curso de capacitação foi uma experiência fundamental e desafiadora para o nosso processo de formação como alunos de pós-graduação. A oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos, pudemos refletir sobre a prática educativa e aprimorar nossas habilidades de comunicação. Essa vivência colaborativa ampliou nossa percepção sobre a responsabilidade de formar multiplicadores comprometidos com a preservação do meio ambiente”.
Ainda, segundo Julia, o curso de capacitação “apresentou para os professores uma extensão do conhecimento científico, reafirmando que a conexão com o oceano pode acontecer mesmo que para aqueles geograficamente distantes dele, uma vez que evidenciou seu papel fundamental para o funcionamento do sistema climático. Além de fortalecer nossa esperança frente aos desafios futuros, vimos que é possível multiplicar o conhecimento, e transformá-lo em ações”.
Esse curso representou um marco inicial na construção de uma parceria institucional contínua entre o IO e o Centro Paula Souza, com planos de expandir a oferta de capacitações periódicas, abordando uma variedade ainda maior de temas e envolvendo um número crescente de membros da comunidade acadêmica. Com a realização desta capacitação, o IO reafirma seu compromisso com a educação e a ciência, preparando os professores e, consequentemente, seus alunos, para enfrentar os desafios ambientais globais relacionados aos oceanos.
*Por Renata Hanae Nagai, professora do Instituto Oceanográfico (IO) da USP