PRIMEIRO ENCONTRO de PÓS-DOUTORANDOS do IOUSP (EPD- IOUSP 2024)

O 1° Encontro de Pós-Doutorandos do IOUSP (EPD-IOUSP 2024), organizado pela Comissão de Pesquisa e Inovação do Instituto Oceanográfico da USP, ocorrerá entre os dias 18 e 19 de junho de 2024, somente presencialmente, no Anfiteatro Profª Drª Anna Emília Amato de Moraes Vazzoler, e terá como tema central “Comunicando a Ciência”!

O principal intuito do 1° EPD é apresentar à comunidade IOUSPiana os trabalhos de pesquisa que vêm sendo conduzidos pelos pesquisadores de Pós-Doutorado em nossa instituição, valorizando a sua produção, dando maior visibilidade ao seu trabalho e possibilitando o surgimento de novas ideias, propostas, caminhos, parcerias e networking.

Inscreva-se como ouvinte em:

Escobar e Marcelino EPD 24

Temos dois palestrantes convidados confirmados:

18 de junho de 2024 às 9h30 (3ª.feira)

Tema: Comunicando a ciência para defender a ciência

Herton Escobar é jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Desde 2019, trabalha na Universidade de São Paulo, como repórter especial do Jornal da USP. Antes disso, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo por quase 20 anos, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Entre 2015 e 2023, foi colaborador internacional da revista Science, nos EUA, com mais de 50 textos publicados; além de atuar como freelancer, com textos publicados na revista Piauí e outros veículos nacionais e internacionais. Recebeu vários prêmios como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, o Prêmio Nacional da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente, e o Prêmio Petrobras de Inovação em jornalismo.

19 de junho de 2024 às 9h (4ª.feira)

Tema: A importância da comunicação científica na sociedade

Carolina Marcelino é jornalista especializada em saúde. Atualmente, é repórter do CNN Sinais Vitais, programa da CNN Brasil apresentado pelo Dr. Roberto Kalil. Ela também é Chefe de Comunicação do Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. A jornalista  é criadora do projeto Check-Up da Notícia, veiculado em suas redes sociais, onde fala diariamente sobre as novidades do mundo da saúde em uma linguagem simples e rápida. Além disso, Carolina é apresentadora do Podcast Ciência Suja. A jornalista esteve por 3 anos seguidos entre os ganhadores do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Com 17 anos de carreira, a comunicadora passou por grandes redações como Rádio CBN (Grupo Globo), SBT, O Estado de São Paulo e Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Além da participação dos palestrantes convidados, teremos apresentações orais dos pós-doutorandos de nossa instituição (10 minutos de apresentação e 5 minutos para questões). Assim, contamos com a presença de todos para que seja o primeiro encontro de muitos!

Serviço:

Comissão de Pesquisa e Inovação do IOUSP (organização)

Anfiteatro do IOUSP (prédio central)

Praça do Oceanográfico, 191 – Campus USP Butantã (05508-900)