Oceanografia da USP celebra décadas de ensino e pesquisa para pensar o futuro dos oceanos

Fonte: Jornal da USP

Inaugurado em evento no Instituto Oceanográfico da USP, mural gigante construído coletivamente destaca marcos comemorativos da instituição e símbolos da área que estuda os oceanos

 

No evento Celebrações das Décadas do IO-USP, realizado no Dia Nacional da Amazônia Azul (16 de novembro), o Instituto Oceanográfico (IO) da USP comemorou várias marcas, inseridas no âmbito da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecida por Década do Oceano (2021-2030), que pretende rever conceitos e ações, construindo as mudanças necessárias para o desenvolvimento sustentável.

O IO busca atingir as metas previstas no documento da ONU sobre a divulgação da cultura oceânica. Por isso, o evento lembrou da necessidade de conscientização da população sobre a importância econômica e social da região denominada pela Marinha como Amazônia Azul, área oceânica que equivale à superfície da floresta amazônica. Além disso, as décadas comemoradas pelo instituto foram:

  • 50 anos da pós-graduação; 
  • 40 anos da primeira expedição brasileira à Antártida, liderada pelo IO; 
  • 30 anos do curso de difusão Noções de Oceanografia;
  • 20 anos da graduação; 
  • 10 anos da Coleção Biológica Prof. Edmundo Nonato (ColBio), a maior coleção do Brasil de animais coletados no litoral e na Antártida, exposta ao público em eventos como a Feira de Profissões da USP
  • 10 anos de incorporação do navio Alpha Crucis pela USP, o maior navio de pesquisa do Brasil, com 64 metros de comprimento e 11 metros de largura, equipado com infraestrutura como laboratórios, sondas e guindastes.

Maior navio de pesquisa do Brasil, Alpha Crucis completou uma década de incorporação ao IO-USP - Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

 

Durante o evento, representantes do ensino e pesquisa do IO comentaram o significado dos marcos para o instituto. “O Instituto Oceanográfico tem um papel fundamental na geração de conhecimento científico que possa subsidiar e conduzir a obtenção dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU]”, destacou Silvia Helena de Mello, coordenadora da Comissão de Pesquisa. Apesar do valor dessa contribuição, há um afastamento dos alunos da carreira científica, que, para ser revertido, exige “uma valorização e conscientização dos nossos alunos na construção de uma nação, que passa obrigatoriamente pela educação – e a pós-graduação é uma peça fundamental [nisso]”, conforme ressaltou Rubens Lopes, presidente da Comissão de Pós-Graduação.

Para Felipe Toledo, presidente da Comissão de Graduação, é fácil abordar entre estudantes e profissionais da área a questão dos oceanos, das mudanças climáticas e do crescimento populacional – que chegou a 8 bilhões de pessoas no mundo -, mas é difícil levar isso para fora das universidades. “Nós esperamos que esses profissionais do futuro consigam isso”, conclui.

A celebração contou com a inauguração do painel Mural Monumento Universo Oceanográfico e as Faces da Ciência, uma escultura de argamassa em relevo de 8 metros de altura por 9 metros de comprimento com diversos símbolos representativos do IO. A rosa dos ventos, no centro, indica o IO; o rosto feminino, inspirado na bióloga Marta Vannucci, marca o trabalho das mulheres na oceanografia; e o vórtice, os redemoinhos do mar, remete à pesquisa, dentre outros elementos.

 

Painel comemorativo foi construído no bloco didático do Instituto de Oceanografia da USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Instalado num período de cinco dias na fachada do bloco didático do instituto, o painel foi feito de forma voluntária pelo artista plástico Andruchak Marcos com a participação de integrantes da comunidade IO, desde a concepção até a realização da obra, seguindo a linha da construção coletiva junto da comunidade onde está inserida, essência do trabalho de Andruchak. “A ideia é que fosse uma obra compartilhada com todos”, reforça Paulo Sumida, diretor e professor do IO. “Tudo que queremos é que cada um tenha um pedacinho no painel.”

Além disso, por ser em relevo, o painel permite a experiência a partir do toque, estimulando todos os sentidos e incluindo pessoas com deficiência visual. “Essa proposta é totalmente inclusiva”, diz Flávia Faria Lima, fomentadora cultural e curadora do painel. “Todo mundo vai cuidar com mais carinho, porque temos uma sensação de pertencimento quando somos nós que fazemos um trabalho inclusivo. E eu espero que seja também um legado de vocês [a comunidade IO] para o mundo”. Assim, o nome do mural está em aberto para que os visitantes possam batizá-lo de acordo com suas próprias interpreta.

 

Clique no player para conferir o vídeo da construção do mural no IO.

No vídeo, dá para sentir o sorriso que as pessoas tinham ali fazendo o painel."

Flávia Faria Lima, fomentadora cultural e curadora do painel

 

Andruchak Marcos é um artista de repercussão internacional com mais de cem esculturas murais em sua poética geometricista, e vem fazendo obras públicas desde 2007. Doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), também instalou, em 2017, o Mural Inovação, Tecnologia e Arte no prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli), onde fez mestrado – foi a partir dessa obra que o diretor do IO teve a ideia de convidar o artista para montar uma estrutura semelhante no instituto. 

“Seria tão legal fazer uma obra que inspirasse os alunos e docentes a verem quão maravilhosa é a ciência que estudamos”, disse Paulo Sumida. Ao olhar para o painel, o pensamento que vem à mente, diz ele, é de que “2022 está sendo um ano muito bom, que nos conecta com o nosso passado e o nosso futuro”.

 

Mural na Escola Politécnica - Foto: Divulgação / Poli USP

 

Exposições no Instituto Oceanográfico da USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Livros e exposições

Além do painel, no evento houve a divulgação do lançamento de livros educacionais, a maioria e-books gratuitos, resultados de projetos de extensão. Também foram realizadas no piso térreo do Bloco Didático do IO as exposições 10 Anos de Alpha Crucis, relacionada à mostra dos 40 Anos de Brasil e IOUSP na Antártica, sobre a história do navio Alpha Crucis, as navegações e a pesquisa científica gerada a partir dele. Outra mostra prestou homenagem aos 10 Anos da Coleção Biológica Prof. Edmundo Nonato (ColBio).

“Esperamos continuar motivados e inspirando a sociedade e as futuras gerações a se apaixonarem e respeitarem o oceano como ele merece”, disse Camila Signori, professora e presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IO, durante a divulgação. Confira abaixo os e-books lançados:

 

Orca é baleia ou golfinho? As perguntas mais comuns sobre os cetáceos finalmente respondidas, de Marcos César de Oliveira Santos, pesquisador do IO – Clique aqui para baixar

IO-USPeople na fronteira da vida no oceano: a ciência que fazemos para o oceano que queremos, organizado por Anna Thereza Silva e Camila Signori – Acesse neste link

Meus netinhos e os foraminíferos e uma excursão pelos ambientes marinhos, de Teresa Lima Diaz, livro infantojuvenil disponível somente em versão física, no site da editora

 

Educação Ambiental Marinha: um olhar multidimensional para a Década do Oceano, série de quatro livros de vários autores com a participação de alunos de graduação do IO (clique nas capas para ver as publicações):

 

volume 1 (O oceano)

volume 2 (Oceanografia)

volume 3 (Impactos antrópicos

volume 4 (Conservação ambiental)

 

Durante as Celebrações das Décadas do IO-USP, ainda foram promovidos outros eventos simultâneos comemorativos. A Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lançou dois livros digitais e gratuitos com o objetivo de fornecer aos gestores bases para a criação de políticas públicas e privadas para a gestão de praias e conservação do oceano.

Gestão de praias: do conceito à prática, foi organizado por Alexander Turra, professor do IO, e outros organizadores, e está disponível clicando aqui.

 

Challenges in the Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists, de participantes da São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research and Governance, escola interdisciplinar sobre governança e pesquisa relacionadas ao oceano que aconteceu de 13 a 25 de agosto de 2018 na USP, está disponível em inglês, sem tradução, neste link.

 

As comemorações incluiram a segunda edição do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano, que selecionou 25 cientistas jovens e seniores reconhecidas pela produção de conhecimento sobre o mar no Brasil. O prêmio incentiva a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva. As vencedoras de 2022 foram anunciadas numa cerimônia com transmissão on-line neste link.

 

Para acompanhar as atividades do Instituto Oceanográfico da USP acesse o site https://www.io.usp.br e as redes sociais Facebook, e Instagram.

Compartilhe