Edital 2022 - Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano

Premio Marta 768x768

Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano busca destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil e para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência, inspirado na trajetória e pioneirismo da bióloga Marta Vannucci (1921 – 2021).

Idealizado pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e pela Liga das Mulheres pelo Oceano, o prêmio incentiva a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva.

Na edição de 2021, Carla Isobel Elliff (Jovem Cientista) e Yocie Yoneshigue Valentin (Cientista Inspiração Sênior) foram premiadas por suas brilhantes trajetórias profissionais. Na edição de 2022, esperamos ampliar a divulgação e abrangência do prêmio para contemplar experiências de atuação diversas e representativas das pesquisadoras brasileiras.

EDITAL 2022

Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano

1. Apresentação

O Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano é uma iniciativa idealizada pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e pela Liga das Mulheres pelo Oceano. Para o desenho e realização da edição de 2022, o prêmio contará com a colaboração de parceiros (ver item 9).

Na primeira edição, em 2021, as instituições idealizadoras tiveram o prazer de reconhecer e premiar as trajetórias profissionais de duas brilhantes cientistas do mar, Carla Isobel Elliff (categoria Jovem Cientista) e Yocie Yoneshigue Valentin (categoria Cientista Inspiração Sênior). Em sua segunda edição, espera-se ampliar a divulgação e abrangência do prêmio para contemplar experiências de atuação diversas e representativas das pesquisadoras.

O prêmio tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil, que contribuem para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência e inspiram gerações. Por meio desse prêmio, pretende-se incentivar a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva.

Este prêmio tem caráter exclusivamente recreativo-cultural, não estando sujeito a qualquer espécie de álea ou sorte, nos termos do artigo 3º, inciso II, da Lei n.º 5.768/71, bem como o Artigo 30 do Decreto nº. 70.951/72. A participação é voluntária e gratuita, portanto, não está condicionada ao pagamento de qualquer quantia e/ou valor pelas participantes, seja qual for sua natureza.

Todas as inscritas estão sujeitas às regras e condições estabelecidas neste edital. Desta forma, a participante, no ato de sua inscrição, adere a todas as disposições, declarando que disponibiliza informações verídicas e que está ciente dos critérios e condições para a realização da seleção e premiação. Os dados coletados pelo formulário de inscrição ou de indicação serão tratados conforme a Lei n.º 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados).

2. A inspiração

Marta Vannucci nasceu em Florença, em 10 de maio de 1921 e emigrou para o Brasil em 1929, após a vinda de seu pai em 1927, em função da ascensão do fascismo na Itália. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Dante Alighieri e ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Em 1944, defendeu o Doutorado com orientação de Ernest Marcus, professor do Departamento de Zoologia, tendo sido sua assistente de 1944 a 1950.

Foi convidada a fazer parte do Instituto Paulista de Oceanografia, ligado à Secretaria de Agricultura e fundado em 1946. Com o professor Wladimir Besnard e outros pesquisadores, conseguiu que o instituto fosse integrado pela USP como unidade de pesquisa, o que ocorreu em 1951.

Foi a primeira mulher a ingressar como membro associado da Academia Brasileira de Ciências em 1955. Em 1966, tornou-se membro titular. Em 1956, recebeu uma bolsa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para conduzir pesquisas na Estação de Biologia Marinha de Millport, na Escócia.

A Prof. Dra. Marta Vannucci dirigiu o IOUSP de 1964 a 1969, tendo negociado a compra e acompanhado a construção do navio de pesquisa Professor Wladimir Besnard. Na Unesco, implantou um programa de bolsas de estudo para estudantes latino-americanos. Morou na Índia, onde colaborou como coordenadora técnica para um programa de desenvolvimento e atuou na inspeção de ecossistemas costeiros manguezais. Recebeu, em 1996, a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã-Cruz.

Marta Vannucci faleceu aos 99 anos em janeiro de 2021, em São Paulo, e é a inspiração para o Prêmio para Mulheres na Ciência do Oceano.

3. Critérios para Elegibilidade

Podem participar candidatas cisgêneras ou transgêneras. A candidata deverá atender aos critérios abaixo especificados. A candidatura que não preencher tais critérios, não será considerada.

CIENTISTA INSPIRAÇÃO SÊNIOR

  1. Ter realizado ou estar conduzindo pesquisa relacionada a qualquer aspecto relevante ao mar brasileiro, seja nas Ciências Naturais ou Sociais;
  2. Ter carreira consolidada nas ciências do mar;
  3. Ter inspirado gerações de cientistas;
  4. Ter sido indicada por pares (i.e. alunos, colegas, colaboradores, instituições) via formulário:
    • Identificação da pessoa que indica (nome, instituição e contato)
    • Identificação da cientista (nome, instituição e contato)
    • Por que essa cientista é uma inspiração? (depoimento)
    • Como essa cientista contribui/contribuiu para a Ciência do Oceano por meio de atividades científicas, ensino e/ou extensão?
    • Como essa cientista contribui/contribuiu para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência?

JOVEM CIENTISTA

  1. Ter concluído o Doutorado nos últimos seis anos (2017-2022);
  2. Ter no máximo 35 anos. Em caso de licença maternidade ou licença adotante,  será considerado o aumento de um ano na idade máxima de inscrição da candidata;
  3. Realizar ou ter realizado pesquisa em instituição brasileira;
  4. Ter realizado ou estar conduzindo pesquisa relacionada a qualquer aspecto relevante ao mar brasileiro, seja nas Ciências Naturais ou Sociais;
  5. Ter “curriculum vitae” atualizado na Plataforma Lattes;
  6. Preencher o formulário de inscrição;
    • Identificação (nome, instituição e contato)
    • Link do Lattes atualizado
    • Para você, o que é fazer ciência? [300 palavras]
    • Como o seu trabalho (pesquisa, ensino e extensão) contribui/pode contribuir para a sustentabilidade do oceano? [300 palavras]
    • Qual a sua motivação para se candidatar para este prêmio? [300 palavras]

4. Inscrição

Para ambas as categorias, somente serão aceitas submissões via formulários disponibilizados nos websites da Cátedra e da Liga da Mulheres.

5. Comitê de seleção

A seleção das candidatas premiadas na categoria JOVEM CIENTISTA e CIENTISTA INSPIRAÇÃO SÊNIOR  será feita por um Comitê de Seleção, composto por mulheres:

  1. 2 Vencedoras das categorias Cientista Inspiração Sênior e Jovem Cientista da Edição 2021;
  2. 2 indicações da Liga das Mulheres pelo Oceano;
  3. 2 indicações da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano;
  4. até 1 indicação de cada instituição parceira da iniciativa.

6. Critérios de avaliação

O Comitê de Seleção utilizará como critérios de avaliação:

CIENTISTA INSPIRAÇÃO SÊNIOR

  1. Número de indicações
  2. Impacto da carreira: pioneirismo em áreas de pesquisa, desempenho destacado em atividades científicas e de extensão, orientações, influência na instituição de Ensino Superior e na comunidade das Ciências do Mar.

JOVEM CIENTISTA

  1. Narrativa de carreira: potencialidade da candidata frente ao sucesso dos seus projetos.
  2. Atuação: produção científica, atuação na extensão e no ensino/ orientação;
  3. Pontos de destaque: marcos na carreira;
  4. Conexão com agendas/pautas ligadas à conservação do oceano: desenvolvimento de projetos, artigos, entre outras ações que contribuam para a implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e/ou no mundo; a sustentabilidade; e a justiça socioambiental.

7. Cronograma

  1. Lançamento do edital: 28/09/2022
  2. Abertura das inscrições: 28/09/2022
  3. Encerramento das inscrições: 19/10/2022
  4. Período de avaliação: 19/10/2022 a 02/11/2022
  5. Divulgação do resultado e cerimônia de premiação: 16/11/2022

8. Divulgação e Premiação

As vencedoras serão informadas sobre o resultado no final do processo de seleção. A divulgação deverá permanecer confidencial até a publicização dos resultados.

A divulgação pública dos resultados ocorrerá em evento transmitido virtualmente. As candidatas premiadas autorizam, por ocasião de sua inscrição e respeitadas as finalidades compreendidas pelo prêmio e à divulgação dele, a captura, o armazenamento, o tratamento, o compartilhamento e a divulgação dos seguintes dados pessoais: nome, imagem, voz, gênero, idade, profissão e ocupação. 

As premiadas serão homenageadas na cerimônia de premiação e serão contempladas com os seguintes itens:

  1. Entrevista nas páginas/redes sociais dos parceiros;
  2. Participação no evento de premiação, com despesas custeadas pela organização e parceiros;
  3. Placa comemorativa.

9. Parceiros 

Para o desenho e realização da edição de 2022, o prêmio conta com a colaboração dos seguintes parceiros:

10. Contato

Para contatar a organização do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano, envie e-mail para  ou . Consulte informações sobre o prêmio nas páginas da Cátedra e da Liga da Mulheres.

Link para inscrições

Compartilhe