Semana do Mar em São Paulo é oportunidade para aprender sobre cultura oceânica brincando

Fonte: Jornal da USP

Com participação dos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da USP, “Marina Week” vai acontecer de 1º a 5 de junho no Memorial da América Latina e terá uma extensa programação educativa sobre meio ambiente e o tema dos oceanos

Memorial da América Latina sedia evento sobre cultura oceânica – Arte sobre fotos/Wikimedia Commons

.
A partir desta quarta, até o dia 5 de junho, um evento de formato inédito no Brasil vai divulgar a cultura oceânica para jovens e adolescentes. Chamado Marina Week, ou Semana do Mar de São Paulo, o evento acontece no Memorial da América Latina com extensa programação educativa sobre o tema dos oceanos. O evento é promovido pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da USP, em parceria com a revista Scientific American Brasil.

No dia 1º, às 19h30, acontece a celebração de abertura com um espetáculo gratuito de tributo a Dorival Caymmi, com Dori Caymmi, Jussara Silveira e Swami Jr, incluindo a participação do Coral da USP e do grupo Prelado de Música Caiçara, além de outros convidados. O show é aberto ao público no Auditório Simon Bolívar do Memorial, com transmissão ao vivo pela internet, apresentado por Marina Person. Durante o evento haverá entrevistas com personalidades ligadas aos oceanos mescladas com apresentações musicais, com o tema O Som do Mar – do Folclore a Dorival Caymmi.

Entre os destaques da programação durante a semana, está o espaço Cais do Porto, que funciona das 10 às 20 horas, instalado no foyer do Auditório Simon Bolívar, com apresentações contínuas das ações desenvolvidas por instituições ligadas ao oceano e à conservação da sua biodiversidade, como o Instituto de Pesca, o Projeto Coral Vivo, a Barraca do Peixe e o Projeto Ecossistemas Costeiros do Instituto de Biociências da USP. O espaço inclui ainda atrações interativas, como uma trilha subaquática fora d’água, o Tarô Ambiental e o Espaço Antártica, além de oficinas e experiências.

Também as exposições Joias do Mar, sobre as vidas microscópicas que revelam a história do planeta, e a Mostra Re-Waste, que trata sobre a temática de lixo no mar. Painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf vão abordar as práticas esportivas ou recreativas no mar e evidenciar seus aspectos lúdicos, artísticos e históricos. Especialistas, atletas e aventureiros vão contar suas histórias e dar dicas para quem quer ter mais contato com o mar.

Entre outras atrações da semana estão o Cinema Comentado, com exibição de filmes e roda de conversa entre especialistas e representantes da sociedade; o Ocean Film Festival, com filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour, mostra reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar, e o Encontro de Documentaristas, roda com os maiores documentaristas brasileiros que trabalham com o tema oceano.

Para ampliar a cobertura jornalística sobre o tema dos oceanos, a Marina Week também terá um Meeting sobre Oceano para Jornalistas, encontro on-line que mostrará a transversalidade do Oceano, aproximando-o de temas como economia, mudanças climáticas, tecnologia, políticas públicas e empreendedorismo. A programação completa e horários das atividades estão disponíveis neste link.

As ações da Semana do Mar em São Paulo estão sendo organizadas no contexto da Década do Oceano das Nações Unidas, que abrange os anos de 2021-2030, período em que haverá um esforço conjunto de todas as nações para reverter a condição crítica do oceano e preparar para o futuro um mar mais limpo, seguro, saudável e produtivo.

Marina Week tem como parceiros institucionais o Memorial da América Latina, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o Instituto Costa Brasilis, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, todos do governo federal. Também conta com o apoio da Braskem e parceria de mídia com a TV Cultura.

Saiba mais sobre a Marina Week em http://marinaweek.com.br ou pelo e-mail  e confira a programação completa clicando aqui.

Marina Week – Semana do Mar em São Paulo
1º a 5 de junho de 2022
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP
Público: público em geral, ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores e apaixonados pelo mar

Compartilhe