No oceano sustentável o mar e a pesca devem estar para peixe

Fonte: Jornal da USP

Por June Ferraz Dias, professora do Instituto Oceanográfico da USP, e Tássia Biazon, pesquisadora da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano

oceanos sustentabilidade bf77b838

Atum, salmão, tilápia, camarão… As opções de pescado em um restaurante são variadas. Mas como esses diferentes alimentos chegam até a nossa mesa? De onde eles vêm? Que impactos a produção de pescado causa? O pescado, que compreende os peixes marinhos, de águas interiores e os frutos do mar, é a principal fonte de proteína animal no mundo, contribuindo com a segurança alimentar de uma população rumo aos dez bilhões. Contudo, a capacidade do oceano em suprir tais demandas está cada vez mais comprometida, em especial devido à sobrepesca e à poluição.

Elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o documento “O estado mundial da pesca e da aquicultura” revela a importância do oceano para alimentar o planeta. Dados atuais mostram que só em 2018, 179 milhões de toneladas de pescado foram produzidas mundialmente, com valor estimado em US$ 401 bilhões.

Nesse período, as principais espécies marinhas consumidas foram a anchoveta peruana (Engraulis ringens) e o salmão do Atlântico (Salmo salar), além de espécies de bagres, sardinhas, tilápias e atuns. Enquanto a anchoveta peruana é capturada na natureza, o salmão do Atlântico vem da aquicultura, que consiste na produção de organismos aquáticos em cativeiro. Do total de pescado produzido em 2018, segundo a FAO, 82,1 milhões são da aquicultura, que aumentou 527% em relação à década de 1990. Já a pesca apresentou 96,4 milhões de toneladas, com aumento de apenas 7% no mesmo período.

Esses números nos trazem um alerta. O esforço de pesca vem aumentando – número de pescadores, quantidade de barcos, horas em mar, petrechos de pesca mais eficientes etc. –, mas a produção pesqueira não. Na verdade, houve uma redução de 24,2% dos estoques pesqueiros capturados em níveis biologicamente sustentáveis. Um estoque pesqueiro é definido como um grupo de organismos da mesma espécie, que compartilham características como habitat e taxas de crescimento e de mortalidade. Contudo, estoques que não são manejados ou são manejados inadequadamente não estão se recuperando. Além disso, capturas não reportadas, subnotificadas e ilegais dificultam a avaliação e a gestão da atividade.

Os relatórios da FAO apontam que, há uma década, pelo menos 30% dos estoques globais estão comercialmente extintos, 60% no limite da exploração sustentável e só 10% se mantêm resilientes, ou seja, capazes de se recuperarem. Para ser mais sustentável, o manejo da pesca deve considerar diferentes características biológicas das espécies, como o período reprodutivo, a expectativa de vida, a taxa de crescimento e as condições ambientais onde vivem.

No Brasil, temos um cenário atual sombrio em que não há dados oficiais de estatística pesqueira, que trariam informações sobre o esforço de pesca e os tipos e quantidade de pescado descarregado, por exemplo. Praticada ao longo de 8.500 km de costa, bem como em diversos rios, estuários, lagos e lagoas, a atividade pesqueira brasileira é regida pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/2009). No modelo de crescimento produtivo, adotado pelo país, a política pesqueira tem favorecido a pesca extrativa industrial e a aquicultura. Embora a pesca artesanal tenha tido melhorias, elas não foram suficientes para reduzir sua vulnerabilidade socioambiental.

Isso nos leva a refletir que nem tudo que cai na rede é “peixe” e que a pesca necessita passar por uma transformação para ser mais sustentável. E nós, consumidores, temos um papel importante nesse caminho. Precisamos ser conscientes para fazermos escolhas sustentáveis.

Um conhecimento necessário é sobre os impactos da pesca. Em muitas pescarias, além das espécies-alvo, os petrechos de pesca acabam capturando espécies não-alvo, conhecidas como fauna acompanhante ou “bycatch”. Esses organismos podem ser comercializados como subprodutos ou descartados no mar. O que determina o descarte é seu valor comercial ou a proibição de seu descarregamento. Como exemplo, a pesca do camarão produz entre 5 e 10 kg de bycatch para cada quilograma de camarão capturado.

O consumidor também deve saber quais espécies estão ameaçadas para evitar que sejam comercializadas. Por exemplo, das aproximadamente 170 espécies de elasmobrânquios (tubarões/cações, raias e quimeras) da costa do Brasil, 32,4% estão em alguma categoria de ameaça de extinção e duas estão regionalmente extintas. Além disso, muitos desses organismos possuem características que os tornam mais vulneráveis (ciclo de vida longo, idade avançada de reprodução e pequeno número de crias). Portanto, ao incluirmos carne de cação na dieta, reconhecidos predadores de topo na teia trófica marinha, estamos consumindo uma espécie chave para o ambiente cuja ausência altera significativamente a composição de espécies de presas e o funcionamento dos ecossistemas marinhos.

Informações científicas sobre as espécies consumidas também são muito relevantes. Os atuns e bonitos representam mais de uma espécie, vivem na coluna de água e são nadadores velocistas que vêm sofrendo os efeitos da desoxigenação da água do mar provocada pela elevação da temperatura da água do mar. O salmão chileno, a tilápia e o camarão cultivados no Brasil são espécies exóticas, originárias de outro país – fator que pode causar impactos ecológicos e conflitos sociais com pescadores artesanais, como no caso do cultivo de camarão no nordeste brasileiro.

Assim, saber escolher o que se come dá um papel de protagonista da sustentabilidade a cada um de nós, consumidores. Nossas escolhas têm impacto na saúde do oceano! Quando o consumidor opta por produtos sustentáveis ele age na cadeia produtiva, levando os fornecedores a buscar pescado ambientalmente responsável. Iniciativas como o “Seafood Watch” oferecem três opções entre pescados, classificando as espécies em melhores escolhas, boas alternativas e espécies a se evitar agora, baseadas no manejo adequado da pescaria, danos ao habitat, estado de explotação e condições adequadas de cultivo. Infelizmente essa iniciativa ainda não está completamente disponível, mas grupos de pesquisadores e empresários vêm trabalhando para sua implementação.

Com a ciência e a atitude da sociedade é possível transformar a pesca e o consumo mais sustentáveis, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para tanto, iniciativas governamentais e corporativas também são necessárias, como diminuir a sobrepesca, limitar o bycatch, preservar o habitat, combater a poluição, eliminar a pesca ilegal, prevenir o escape de espécies cultivadas para o ambiente natural, mitigar as mudanças climáticas de origem antrópica, rastrear o pescado e praticar o manejo pesqueiro.

Para termos ciência, necessitamos de um programa nacional de estatística pesqueira e estratégias de rastreamento do pescado, por exemplo. O levantamento rigoroso das espécies descarregadas e a avaliação de quantidade e peso capturado permite conhecer a capacidade produtiva da pesca extrativa, da mesma forma como é feita em outros setores, como na agricultura. Para termos atitude, necessitamos repensar nosso papel enquanto cidadãos e agentes de transformação da realidade ambiental, social e econômica que dialoga com o uso sustentável dos recursos do mar.

Compartilhe