Alunas do Instituto Oceanográfico da USP chegam à final de maratona brasileira de inovação da ONU

innova0.JPG

No final de semana entre 27 e 28 de junho ocorreu o Innovathon Brasil 2020, uma maratona online de inovação criada pelo CEiiA // Centre of Engineering and Product Development de Portugal, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de catapultar o desenvolvimento de soluções tecnológicas, criativas e viáveis que contribuam para a sustentabilidade do oceano. As áreas para exploração de soluções foram: redução do lixo nos mares, aquicultura sustentável, preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos e transporte marítimo sustentável.

A equipe conta com Silvio Sasaki (Químico, Dr. em Oceanografia Química e Geológica, professor da UFSB e trabalhou 17 anos como técnico no IOUSP), Helen Novak (Estudante de graduação de Engenharia Química no IFSC), Felipe Cuzziol (Estudante de graduação da Biologia - IBUSP) e por fim nossas alunas, Vitória Scrich (Bióloga e mestranda no LabManejo - IOUSP, pelo Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP), Raissa Basti (Oceanógrafa, mestre e doutoranda no Laboratório de Geologia de Margens Continentais - IOUSP), Camila das Mercês (Oceanógrafa pelo IOUSP e mestranda em Engenharia da Informação na UFABC) e Maria Eugênia Fernandes (Aluna do último ano de graduação em Oceanografia e pesquisadora no LabManejo - IOUSP).

time2.JPG

Foram mais de 26 horas online de construção do problema, solução, validação e mentoria de profissionais multidisciplinares, da área de gestão e inovação, marketing, design thinking, finanças, desenvolvimento de negócios e oceanógrafos. Diversos países estão realizando seus Innovathons. A equipe vencedora de cada país participará da final mundial, em Portugal.

No Brasil, 22 equipes se inscreveram e 7 foram selecionadas para a final brasileira, dentre elas a equipe das alunas do IOUSP. A solução proposta pelas equipes serão avaliadas e julgadas neste sábado, 03 de julho.

Para mais informações do evento: https://innovathonbrasil.com/

Fonte: Maria Eugênia Fernandes Freitas