Programas
Aprender com Cultura e Extensão
A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe‐se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade.
Os projetos deverão apontar as suas relações com as finalidades acadêmicas dos cursos aos quais os alunos se encontram vinculados e com as metas das Unidades para o desenvolvimento da cultura e extensão universitária, na sua articulação com o ensino e a pesquisa.
A USP e as Profissões
USP e as Profissões é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.
O programa compreende três eixos de ações:
- Catálogo USP e as Profissões (nas versões impressa e on-line);
- Feiras de Profissões, realizadas duas vezes por ano, uma no campus da capital e outra, em sistema de rodízio, em um dos campi do interior;
- Visitas monitoradas às Escolas, Faculdades, Institutos, Museus e Órgãos da USP.
Comissão de Estudos de Problemas Ambientais
A Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (CEPA) foi criada em julho de 1986 tendo como uma das suas principais atribuições oferecer aos poderes constituídos nos níveis municipal, estadual e federal subsídios à identificação e solução de problemas ambientais que, por sua magnitude, sejam reputados prioritários (Art.1º da Portaria GR 2089/86).
São também atribuições da CEPA, além das previstas na Portaria GR 2089: I - examinar, discutir e promover o desenvolvimento de projetos técnicos e científicos de interesse dos poderes constituídos e da iniciativa privada na área ambiental em que haja participação da USP; II - promover atividades no âmbito da USP e eventos de divulgação científica relacionados às questões ambientais; III - propor ao Reitor os nomes dos representantes da USP junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).
Assim, visando conciliar a extensão universitária ao atendimento público em geral, a CEPA procura abordar e dinamizar questões referentes aos problemas ambientais (tão presentes no nosso cotidiano), a partir da divulgação da ampla produção científica acerca de assuntos relacionados à área ambiental na Universidade de São Paulo.
Giro Cultural
O GIRO CULTURAL USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, criado com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP, muitas vezes, desconhecida pela própria comunidade uspiana e pelo público que frequenta a Universidade.
As visitas são gratuitas e realizadas por monitores treinados com conteúdo preparado por docentes da Universidade de São Paulo. Acesse o menu lateral e conheça os roteiros oferecidos pelo programa.
Nascente
Criado em 1990, o Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi idealizado na gestão do professor João Alexandre Barbosa, com inspiração da professora Ana Mae Barbosa, então diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.
O Nascente, por meio de sua premiação anual, procura reconhecer atores, poetas, músicos, pintores, diretores, escritores, compositores, designers, escultores ou cineastas de grande qualidade no universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.
Aproxima-Ação
Tomando por norte os Direitos Humanos, o Programa Aproxima-Ação tem como missão promover a cidadania e a garantia dos direitos de crianças e jovens socialmente vulneráveis das comunidades próximas ao Campus Butantã da USP.
Para isso, o Programa pretende tornar-se um espaço privilegiado de interlocução entre ações e projetos da Universidade e as demandas sociais comunitárias, e assim inventariar, articular e dar suporte a atividades de formação e inclusão social por meio de ações dentro das diversas áreas do conhecimento.
ITCP USP
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP-USP) é um programa de extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que promove a economia solidária. Fundada em 1998 a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer e da iniciativa da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (CECAE), a ITCP-USP incentiva e apoia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas, como alimentação, confecção e costura, agricultura urbana, produção de produtos de limpeza e higiene, prestação de serviços e assistência técnica em informática.
Programa Universidade Aberta à Terceira Idade
O objetivo do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.
Idade mínima de 60 (sessenta) anos, como estabelece a ONU e a UNESCO;Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade são vinculados a este programa, não recebendo número USP e tendo direito apenas a atestado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando o docente assim o determinar e desde que o aluno cumpra as exigências da disciplina. Caberá às secretarias solicitar o número de atestados requeridos.
USP Diversidade
O recém-criado Programa USP Diversidade tem por objetivo desenvolver ações que estimulem a solidariedade e a promoção e o respeito aos Direitos Humanos. De início, o programa trata da diversidade sexual, escolhida por demandar, no momento, ações mais imediatas. Gradualmente serão incluídos outros segmentos e grupos. Mas como a homofobia se apresenta como um “dialeto” do machismo e do sexismo, questões de gênero já se fazem presentes.
Núcleo de Excelência pela Primeira Infância
A Primeira Infância (zero a seis anos) constitui um período decisivo na formação de adolescentes e adultos saudáveis, sendo seu cuidado fator chave reconhecido na erradicação da pobreza e das iniquidades. Os seis primeiros anos de vida são de grande dinamismo, representando o período no qual a criança desenvolve a maior parte de seus circuitos cerebrais. O aprendizado e os cuidados (tanto forma como conteúdos), o ambiente físico, humano e social serão determinantes na boa estruturação da citoarquitetura cerebral, o que será igualmente decisivo para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, cognitivo, emocional, moral, ético e psicossocial.
O Núcleo de Excelência pela Primeira Infância, proposto como NACE (Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão), pretende se constituir em núcleo nacional de referência na temática da Primeira Infância, reunindo representantes das faculdades, institutos, centros e núcleos da Universidade de São Paulo e colaboradores de vários outros setores da sociedade, além de buscar parcerias com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Pretende desenvolver projetos de extensão visando o cuidado e a prevenção em todas as áreas, junto às crianças e seus familiares.
USP Legal
Esta iniciativa, chamada de USP Legal, ganhou recentemente o estatuto de um programa regular sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, por meio da Resolução 5971/2011, com a determinação de articular ações conjuntas das diferentes áreas da Universidade (graduação, pós-graduação, pesquisa, cultura e extensão) para assegurar a plena inclusão de alunos e servidores com deficiência. O programa atua com uma abordagem sociotécnica para desmontar os processos excludentes dentro da Universidade, removendo barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, colocando-se como um repositório das experiências de inclusão e ponto de referência para as unidades, órgãos e comunidade da USP.
O Programa USP Legal realiza também parcerias externas, constituindo canais de comunicação para difusão de informações sobre o tema. Com isso, o programa estimula a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, sendo um espaço de reflexão e interação entre a Universidade e a sociedade.