Programa Embaixadores da USP

Programa Embaixadores da USP - alunos de Graduação e Pós-Graduação
Participem e divulguem os programa de inclusão social da USP em escolas públicas Caro(a) aluno(a):

A USP, como Universidade Pública e gratuita deve, sempre, levar adiante a responsabilidade de promover ações que busquem atrair alunos oriundos de escolas públicas para os seus cursos de graduação e, também, manter o compromisso de preservar a excelência conquistada ao longo de seus 79 anos de existência. Fiéis a esses princípios, é nosso dever continuar trazendo para os quadros da Universidade os melhores talentos dos alunos egressos do Ensino Médio. Para que tal investida seja eficaz, é necessário aperfeiçoar estratégias para recrutar aqueles estudantes que, embora muito capacitados, carregam uma situação socioeconômica desvantajosa, que lhes pode trazer também desvantagem no momento de prestar o exame vestibular, principalmente pelo fato de, contrariamente aos candidatos oriundos de escolas privadas, os de escolas públicas em sua maioria, não ter informações sobre o ambiente da FUVEST. Com o objetivo de atrair esse estudante criou-se, em 2006, o Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP), que oferece aos alunos de escolas públicas a possibilidade de obter pontos adicionais àqueles conquistados no exame da FUVEST. A inclusão social com mérito é uma tarefa de longo prazo, e seu sucesso depende de ações coletivas e continuadas, delineadas para divulgar e aproximar o mais possível a USP das escolas públicas. Para isso foi criado o Programa Embaixadores da USP que visa a pôr em contato direto os alunos da USP, especialmente os ingressantes pelo INCLUSP, com aqueles da escola pública incentivando-os a se tornarem candidatos ao ingresso na nossa Universidade de São Paulo.

O Programa Embaixadores foi idealizado para que alunos da USP visitem as escolas públicas, de preferência as de origem de cada estudante, e nelas apresentem o INCLUSP e expliquem aos alunos as vantagens oferecidas por esse Programa. Já como membros da nossa Universidade, os Embaixadoresestão habilitados para compartilhar suas experiências no vestibular. Espera-se ainda que os Embaixadores estimulem aqueles colegas da escola pública a buscar as possibilidades de crescimento acadêmico, científico e cultural, proporcionados pela vivência em um ambiente universitário de excelência.

A missão do aluno Embaixador é participar da campanha de divulgação da USP, visitando uma escola pública de sua escolha, para lá apresentar a diretores, professores e alunos não somente o programa de inclusão social da USP, mas também as vantagens advindas do crescimento acadêmico, científico e cultural, proporcionados pela vivência em um ambiente universitário de excelência que possibilitará a formação de um profissional acadêmica e cientificamente qualificado. Mais importante do que tudo, porém, é mostrar para os alunos da escola pública que a USP é uma Universidade pública e gratuita e que valerá a pena coloca-la nos planos de futuro de cada um.

Para fazer a visita, os Embaixadores receberão material institucional de divulgação da USP, do vestibular e das diversas características do INCLUSP. Para viabilizar as despesas de transporte e alimentação dos alunos embaixadores sua Unidade disponibilizará a importância de R$100,00 per capitapara deslocamentos no próprio município e, R$150,00 para deslocamentos intermunicipais. Os alunos de pós-graduação que aderirem ao programa receberão após o envio do Relatório da visita à Pró-Reitoria de graduação, um "vale-livro" no valor de R$ 120,00 para aquisição de livros nas livrarias da EDUSP.

Para isso, o aluno embaixador deverá inscrever-se em www.embaixadores.prg.usp.br ou embaixadores.prg.usp.br de 15 de julho a 02 de agosto de 2013 - pode ser acessado através dos celulares com Android. As visitas às Escolas serão de 05 a 16 de agosto. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3091-3290, das 10h00 às 17h00 com a Sr.ª Priscila.

Para apresentar mais esclarecimentos sobre o Programa Embaixadores 2013, a Pró-Reitoria de Graduação realizará em 02 de agosto das 14h00 às 16h00, no Auditório “Professor Ariosto Mila” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o 4º Encontro dos Embaixadores da USP. A sua presença será muito importante.

Solicitamos a gentileza de marcar a visita somente a partir de 05 de agosto.

Na certeza de, mais uma vez, contar com sua valiosa colaboração, envio-lhe cordiais saudações.

Profa. Dra. Telma Maria Tenório Zorn
Pró-Reitora de Graduação