Candidato presta vestibular para Oceanografia do Hospital Universitário da USP

__Notícia veiculada pelo site [http://g1.globo.com], do jornal Globo Notícias, em 08/01/2013, por Vanessa Fajardo.__

!Candidato faz cirurgia às vésperas da Fuvest e presta vestibular no hospital

''Guilherme Pezoti, de 19 anos, quer estudar oceanografia.''
''Estudante teve alta, mas ainda está em recuperação''

A descoberta de uma apendicite e uma cirurgia de emergência quase mudaram os planos do estudante Guilherme Silva Pezoti, de 19 anos, de tentar uma vaga no curso de oceanografia da Universidade de São Paulo (USP). Ele fez a operação no dia 4 de janeiro e teve alta na véspera do primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest. Como não tinha condições de fazer o exame no local onde estava inscrito, no campus Barra Funda da Uninove, a Fuvest disponibilizou uma equipe para que Pezoti prestasse o vestibular no Hospital Universitário da USP.
Acompanhado por um fiscal, ele fez a prova nos últimos três dias seguindo as mesmas regras e horários dos demais candidatos. Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, outro estudante precisou ser atendido em um hospital de Guarulhos. Nesta terça-feira (8), os candidatos fizeram a terceira e última prova do vestibular da Fuvest 2013 com as disciplinas específicas que variam de acordo com a escolha da carreira do candidato.
Pezoti sentiu fortes dores, procurou o Pronto-Socorro no dia 3 de janeiro, fez alguns exames e de lá já foi transferido para um hospital para operar. O estudante diz que se não tivesse a possibilidade de realizar as provas no hospital, teria desistido, apesar de ter se preparado durante todo o ano de 2012. "Em outras condições não daria para fazer. Na escola onde estou inscrito tem rampa, escadas. O fato de eu poder fazer aqui no hospital foi redentor. Não esperava toda essa assistência". O jovem ainda tem dificuldades para se locomover e se sentar, sente dores e precisa tomar medicamentos.

A mãe de Guilherme, a técnica de contabilidade Ana Lúcia Pezoti, de 48 anos, não conhecia a possibilidade da Fuvest aplicar a prova no hospital e por um momento achou que o filho fosse perder o processo seletivo. "Desde o começo a maior preocupação dele era com a prova. Mas estava com muita dor e quase desistiu. Foi minha filha quem entrou em contato com a Fuvest e soubemos dessa possibilidade em cima da hora." A filha, Flávia, de 17 anos, também está na segunda fase da Fuvest na disputa por uma vaga no curso de engenharia mecânica.

'''__Acho que vou passar__'''

O candidato não acredita que tenha tido o desempenho prejudicado por conta da saúde debilitada. Ele cursa ciências do mar na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Santos, mas gostaria de estudar na USP porque acredita que este curso abra mais possibilidades para seguir carreira na pesquisa. Esta foi a terceira vez que prestou o vestibular da Fuvest.
Pezoti não fez cursinho, mas estudou em casa, acompanhado pela irmã que acabou de concluir o ensino médio. As expectativas são boas. "A prova do segundo dia me surpreendeu porque não caiu muita matemática, que é um problema para mim. Na redação fui bem, só me perdi um pouco no final. Mas acho que vou passar, seria uma estupidez pensar diferente."
Durante a prova desta terça-feira (8), Pezoti sentiu dor e teve de dar algumas pausas para retomar o exame. Agora, ele pretende descansar e se recuperar para voltar às aulas em Santos, pelo menos até que a Fuvest divulgue a primeira lista de aprovados em 2 de fevereiro e os planos sejam refeitos.

__Quase 11 mil vagas__
O vestibular ocorre em 43 locais, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do Estado. São oferecidas 10.982 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
As provas da segunda fase começaram no domingo (6) com 10 questões de português e redação. Na segunda, a Fuvest aplicou uma prova com 16 questões relativas às disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).
As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias escolas e serão aplicadas entre esta quarta-feira (9) e sexta (11) para as seguintes carreiras: artes cênicas (bacharelado e licenciatura), música (Ribeirão Preto), curso superior do audiovisual, design e arquitetura (São Paulo e São Carlos).