PADCT
Projeto PADCT – Levantamento de Recursos Vivos e Não-Vivos na Quebra da Plataforma na Região Sudeste do Brasil - 1994 a 2001
Águas nacionais
Cabo Frio (RJ) – Cabo de Santa Marta Grande (SC)
Brasil – Oceano Atlântico Sul
O projeto multidisciplinar realizou campanhas entre Cabo Frio (RJ) e o Cabo de Santa Marta Grande (SC) para levantamento de recursos vivos e não-vivos na região da quebra da plataforma na região Sudeste do Brasil.
Os objetivos principais do projeto foram caracterizar a estrutura oceanográfica em escala tridimensional e sua dinâmica na margem continental;
Estimar a produtividade biológica da coluna de água e do fundo, que sustenta esse ecossistema oceânico peculiar.
As pesquisas foram realizadas com subsídio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) do CNPq e também Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foram realizados quatro cruzeiros científicos a bordo do N/Oc. “Prof. W. Besnard”.
Especial
Este projeto obteve importantes informações oceanográficas da área física, química e biológica, destacando aspectos da ressurgência marinha do Cabo Frio (RJ) e da dinâmica hidroquímica na região do Cabo de Santa Marta, informações estas associadas aos vários aspectos biológicos observados ao longo da região do talude continental contribuíram ao importante Programa Nacional – REVIZEE (Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva) referente ao SCORE – SUL.