Centro de Calibração
Instrumentos oceanográficos de medida, especialmente aqueles utilizados em levantamentos de Oceanografia Física, necessitam ser periodicamente calibrados.
A necessidade de re-calibração é decorrência da deriva natural (e inevitável) das características dos componentes mecânicos e elétricos do instrumento, causada por fatores como envelhecimento do equipamento, alterações dimensionais ou corrosão dos sensores, entre outros. Através do processo de calibração determinam-se curvas de calibração que permitem a correção dos dados fornecidos pelo instrumento, de modo a manter-se a precisão das medidas dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante.
Com o objetivo de suprir a necessidade de serviços de calibração de seus instrumentos, o Instituto Oceanográfico da USP implantou seu Centro de Calibração. Este Centro vem também atendendo solicitações de calibração de Instituições externas à Universidade, como outros centros de pesquisa, órgãos da Marinha do Brasil e empresas públicas e privadas, em âmbito nacional.
Atualmente, o Centro está equipado para realizar teste e aferição de sensores de temperatura, condutividade / salinidade e pressão de instrumentos oceanográficos.
Banho de Calibração
O elemento central do sistema de calibração instalado no Centro é o banho de calibração, composto por um tanque com água do mar (cuba de calibração), pelo sistema de circulação de água e pelo sistema de aquecimento / resfriamento.
Durante o processo de calibração o instrumento a calibrar é mantido suspenso dentro da cuba de calibração, enquanto são simultaneamente registrados os dados coletados pelo instrumento e as medições dos sensores de referencia, instalados próximos do instrumento.
Através do sistema de aquecimento / resfriamento é possível controlar-se a temperatura da água no intervalo -2.0 a 35 oC. Uma bomba força a circulação da água pelos diversos elementos do banho permitindo a homogeneização da temperatura dentro da cuba de calibração.
Todo o sistema é isolado termicamente, de forma a reduzir ao mínimo a troca de calor entre a água e o meio ambiente e, assim, alcançar a máxima estabilidade de temperatura na cuba.
Instrumentos de medida de referência
Para a calibração, é necessário conhecer-se os valores dos diversos parâmetros do banho com um grau de precisão igual ou superior aquele fornecido pelo instrumento a calibrar. Assim, o sistema de calibração deve incluir equipamentos de medida de referencia bastante precisos.
No centro de calibração são utilizados os seguintes instrumentos de referência:
- Pressão: balança de pressão Desgranges et Huot mod 5303;
- Temperatura: termômetro de platina de precisão Pt25 Roseumont;
- Salinidade: amostras da água são coletados e analisadas em um salinômetro Guildline.
Contato
Engenheira/ Fisico: Maria de Lourdes Bastianello Junior
Tel.: (11) 3091-6555
E-mail: |
Sala 170B