Events Calendar

Mineralogia Magnética nos sedimentos marinhos do testemunho 611A (Leg 94) do Deep Sea Drilling Project (DSDP)
Monday 07 December 2015, 16:00 - 18:00

Gabriel de Santis Pernambuco
Orientador – Luigi Jovane
Apresentação: 07 de dezembro, 2ª feira, as 16h00
Anfiteatro “Profa. Dra. Anna Emilia Amato de Moraes Vazzoler”
“Mineralogia Magnética nos sedimentos marinhos do testemunho 611A (Leg 94) do Deep Sea Drilling Project (DSDP)”

 

Mineralogia Magnética nos sedimentos marinhos do testemunho 611A (Leg 94) do Deep Sea Drilling Project (DSDP)
TF-2105/32
Gabriel de Santis Pernambuco
Este trabalho visa determinar se as variações dos parâmetros magnéticos presentes nas amostras do testemunho 611A (Leg 94) do Deep Sea Drilling Project (DSDP) tem relação com as mudanças paleoambientais ocorridas no período de estudo analisado. O testemunho possui idade dentro do intervalo de 2.66–2.46 Ma, e pertence a um período (início do Pleistoceno) em que ocorreram importantes eventos climáticos como os MIS 99,100, 101 e 102 (marine isotope stage) e o iNHG (intensification of northern hemisphere glaciation).
Para isso foram realizadas medidas de susceptibilidade magnética, magnetização remanente anisterética (ARM), magnetização remanente isotérmica (IRM), curvas de aquisição de magnetização isotérmica, curvas de histerese, diagramas FORC (First-order Reversal Curve), e razão entre os parâmetros, os resultados destas medidas estão apresentados no final deste relatório.
Foi possível determinar uma predominância de minerais magnéticos de baixa coercividade, magnetita e titanomagnetita, com tamanho de partícula magnética característica de domínio simples. Dos parâmetros magnéticos analisados, apenas os relacionados a concentração de material magnético tiveram boa relação com alterações paleoclimáticas (alternância de período glacial e interglacial). Observando-se a seguinte padrão: Período glacial ocorre aumento na concentração de minerais magnéticos e período interglacial clara diminuição na concentração de minerais magnéticos, esse comportamento pode ser explicado pela maior intensificação da formação das massas d’água North Atlantic Deep Water (NADW), Iceland–Scotland Overflow Water (ISOW), formada no Mar nórdico, e a Northeast Atlantic Deep Water (NEADW) durante períodos glaciais e menor durante interglaciais.

Location Anfiteatro IOUSP

Compartilhe