Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros

Tel.: (11) 3091- 6549

labpesq.io.usp.br

logo labpesq

O Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros (LabPesq) está situado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (sala 107), com uma área de aproximadamente 40 m2 e infraestrutura para alojar mais de 10 estudantes/pesquisadores. Sua missão é desenvolver atividades de ensino, pesquisa, e extensão, na área de Oceanografia Pesqueira e Ciências Pesqueiras contemporâneas, integrando diversas disciplinas e fontes de conhecimento. Seus princípios incluem o diálogo entre ciências naturais e sociais, no que diz respeito à abordagem ecossistêmica da pesca, governança dos oceanos, e sistemas pesqueiros marinhos. A visão e tratamento das pescarias como sistemas socioecológicos complexos, permite transitar entre abordagens quantitativas (modelagem ecossistêmica, modelos populacionais, modelos biofísicos), empíricas (processos, dinâmicas, fluxos, taxas) e teórico-conceituais (comunidades pesqueiras, governança, serviços ecossistêmicos, organizações sociais, resiliência, sustentabilidade, indicadores).

As linhas de pesquisa desenvolvidas são:

Oceanografia Pesqueira;
Dinâmica de Populações;
Biologia Pesqueira;
Cefalópodes (lulas);
Modelagem Ecossistêmica;
Transferências Energéticas;
Dimensão Humana da Pesca;
Economia Pesqueira;
Pesca Artesanal;
Mudanças Climáticas;
Governança/Manejo da Pesca.

O LabPesq participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais, e mantém colaboração com alguns centros de pesquisa de ponta, nessa área do conhecimento (Canadá, Reino Unido, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, entre outros).

Diversos projetos de extensão ocorrem junto a comunidades pesqueiras da costa brasileira, na promoção de práticas sustentáveis, e na forma de palestras e workshops, a partir da participação em eventos, painéis de discussão, e visitas locais.

Com relação à formação de recursos humanos, oferece oportunidades de estágio, vagas para pesquisadores e estudantes de pós-graduação, além de uma série de disciplinas e cursos (graduação e pós-graduação), tais como “Biologia Pesqueira”, “Pesca Sustentável”, “Oceanografia Pesqueira”, e “Sistemas Pesqueiros Sustentáveis”.