Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos

Profa. Dra. June Ferraz Dias

Sala 104A

O Laboratório de Ecologia da Reprodução e do Recrutamento de Organismos Marinhos (ECORREP) foi criado em 2001, com a missão de buscar competências na área de ecologia reprodutiva de actinopterígios e elasmobrânquios. Desde então, têm sido realizadas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O laboratório tem participado de projetos integrados de pesquisa em regiões de plataforma continental e estuários. O ECORREP está voltado ao entendimento de processos biológicos da fauna ictíica para fornecer subsídios ao entendimento: dos padrões de ocorrência, distribuição e abundância da ictiofauna; da avaliação da reprodução de espécies de importância econômica e ecológica; da biologia pesqueira, relacionados ao defeso e a testes com novas tecnologias que reduzem impactos ambientais; da higidez dos organismos e do ambiente, através de métodos físicos, para a análise da composição elemental, e histopatológicos.

Os trabalhos vêm sendo realizados através de parcerias com outras universidades no Brasil e no exterior.
Além disso, o ECORREP tem a missão de apoiar os alunos, buscando oportunidades e ambiente favorável para realização de trabalhos e pesquisas acadêmicas.

Linhas de pesquisa:

• Reprodução de organismos marinhos;
  • Recrutamento e causas de mortalidade de larvas de peixes marinhos;
  • Estrutura de comunidades de peixes marinhos;
  • Dinâmica de populações de peixes marinhos;
  • Contaminação por metais e patologia de peixes marinhos.