Laboratório de Ecologia Bêntica

Profa. Dra. Ana Maria Setubal Pires Vanin

Tel.: (11) 3091-6579

Sala 137

 

 

O Laboratório de Ecologia Bêntica (LEB) está voltado para o estudo da estrutura e função das comunidades do bentos marinho da plataforma continental e talude. Dentro desse escopo trabalhamos com a megafauna e macrofauna de fundos inconsolidados, onde destacamos crustáceos, poliquetas e moluscos. Estudamos os processos relacionados à distribuição e manutenção das comunidades, tais como a entrada de carbono para o fundo através da influência da Água Central do Atlântico Sul na plataforma sudoeste, e da ressurgência costeira ao largo de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Dentro dessa abordagem visamos também conhecer o papel que as associações bênticas exercem sobre o ecossistema marinho e para tanto também é de interesse o estudo das guildas tróficas dos organismos.

Presentemente atuamos dentro de grandes projetos institucionais, tais como Ecosan (plataforma continental ao largo de Santos), Deproas (ressurgência de Cabo Frio) e ProAbrolhos (recifes do Banco de Abrolhos).

Uma outra linha de pesquisa, em particular, é o estudo da taxonomia de isópodes marinhos, crustáceos bênticos com numerosas especies distribuídas ao redor do mundo e de águas rasas até o mar profundo.

Compartilhe