GEDIP I e II

Pesquisa Oceanográfica e Pesqueira do Atlântico Sul, entre Torres e Maldonado – Programa Rio Grande do Sul I e II - 1968 a 1974

Essa expedição é considerada um marco, porque pela primeira vez o navio foi contratado por um agente externo, no caso, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O convênio estabelecido com o GEDIP (Grupo Executivo do Desenvolvimento da Indústria da Pesca) deu origem a um projeto de caráter multidisciplinar, cuja proposta era realizar o levantamento do potencial pesqueiro da plataforma continental entre Torres (RS) e Maldonado (Uruguai).

timaoConduzido por pesquisadores do IOUSP, o trabalho forneceu subsídios às atividades de produção pesqueira na região, auxiliando no melhor planejamento das mesmas. Propiciou, ainda, aprofundar os conhecimentos sobre as características oceanográficas da área estudada.

O projeto se repetiu na região Sudeste com a pesquisa FAUNEC (Fauna Nectônica da Plataforma Continental Brasileira), financiada pelo CNPq. Os especialistas consideram que os dois projetos foram os embriões de estudos mais abrangentes como a pesquisa de recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva brasileira (REVIZEE), que também usou o N/Oc. Prof. W. Besnard.

O GEDIP I contou com seis cruzeiros oceanográficos a bordo do Besnard, enquanto o GEDIP II, com cinco expedições. Ao todo, o projeto somou 173 dias de navegação.

Compartilhe