Edital 2014 - Programa de Oceanografia - Doutorado

Processo Seletivo para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Doutorado, em fluxo contínuo, para o ano de 2014. Abaixo disponibilizamos os docentes e vagas oferecidas:

Professores Doutorado

Vicente Gomes 0
Yara Schaeffer-Novelli 0

1. Das Disposições Gerais
1.1. O processo de seleção poderá ser feito durante o ano todo, de acordo com a existência de vagas.

2. Das Inscrições
2.1. As inscrições para o ingresso no ano de 2014 podem ser efetuadas ao longo do ano, quando da abertura do processo seletivo. Os documentos para a inscrição são:
a) Formulário de inscrição (disponível na Secretaria de Pós-Graduação e na página do Programa na internet);
b) Cópia do diploma de Mestrado, certificado de conclusão ou declaração oficial de instituição de ensino superior, do Curso de Mestrado ou declaração oficial indicando que o candidato está em fase de conclusão de seu mestrado. Para Mestrado realizado no exterior, deverá ser apresentado documento que comprove a equivalência (âmbito USP) ou revalidação do título de Mestre;
c) Cópia do Histórico escolar completo (graduação e pós-graduação), com a indicação das aprovações, reprovações e trancamentos das disciplinas ocorridas durante a graduação e pós-graduação;
d) Uma carta de recomendação do candidato feita por docente que teve contato com os trabalhos do(a) candidato(a) durante seu mestrado (lacrada ou por e-mail para ), apresentada em formulário específico disponível na Secretaria de Pós-Graduação;
e) Curriculum vitae (modelo Lattes/CNPq) documentado com identificação;
f) Cópia de documentos de identificação (RG e CPF).
g) Projeto de pesquisa contendo: Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Cronograma de execução, Referências bibliográficas. Caso a execução do projeto dependa de dados de terceiros, incluir carta de anuência da Instituição ou pessoa responsável para que seja assegurado o seu uso.

3. Da Seleção e dos Critérios
3.1. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Admissão definida por área de concentração;
3.2. Os candidatos serão avaliados pela documentação entregue e pela apresentação oral do projeto de pesquisa pelo candidato, com duração máxima de 20 minutos, seguida de arguição pela banca constituída pelos membros da Comissão de Admissão.
3.3. No processo seletivo serão considerados para avaliação os seguintes itens:

• Relevância científica do projeto;
  • Clareza dos objetivos;
  • Adequação da metodologia proposta;
  • Adequação do cronograma a ser desenvolvido;
  • Conhecimento do candidato sobre o tema a ser abordado;
  • Capacidade de defender as ideias propostas;
  • Clareza e concisão na redação do projeto;
  • Histórico escolar (graduação e pós-graduação);
  • Curriculum Vitae.

A nota final será obtida pela média aritmética entre as notas dadas pelos membros da Comissão de Admissão. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). Os aprovados serão classificados de acordo com a média ponderada. A classificação obtida durante o exame de seleção poderá ser posteriormente utilizada como critério para concessão de bolsas de estudo das cotas do programa financiadas pela CAPES ou pelo CNPq. Observar que a aprovação no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia não garante a concessão de bolsa de estudo.

4. Da Matrícula
4.1. Os candidatos aprovados poderão se matricular mediante disponibilidade de vagas e de orientação. O número de vagas é definido em função da disponibilidade de vagas dos orientadores do Programa;
4.2. No ato da matrícula os candidatos aprovados deverão apresentar requerimento de matrícula com anuência do orientador;
4.3. Para a efetivação da Matrícula os candidatos aprovados e aceitos no Programa deverão comprovar proficiência em língua inglesa. Os candidatos poderão realizar o exame de proficiência em língua inglesa no Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). A página para informações e inscrições é http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-ingl%C3%AAs. Alternativamente, os candidatos poderão apresentar certificados de proficiência por meio de outros exames como o TOEFL e IELTS. A nota ou conceito mínimo para aceitação dos exames de proficiência em língua inglesa são:

• TOEFL Paper: mínimo de 508 pontos realizados em até 02 (dois) anos antes da data de matrícula na Pós-Graduação.
  • TOEFL Computer Based Test: mínimo de 180 pontos realizados em até 02 (dois) anos da data de matrícula na Pós-Graduação.
  • TOEFL Internet Based Test: mínimo de 64 pontos realizados em até 02 (dois) anos da data de matrícula na Pós-Graduação.
  • IELTS: pontuação maior/igual a 5 realizados em até 02 (dois) anos antes da data de matrícula na Pós-Graduação.

Candidatos estrangeiros, além da comprovação de proficiência em Língua Inglesa, deverão apresentar comprovante de proficiência em Língua Portuguesa emitido pela CELPEBRAS (Nível Intermediário) ou ser aprovado em exame de proficiência em Língua Portuguesa do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

5. Das Disposições Finais
5.1. A inscrição do candidato implica na aceitação das normas e instruções para o processo de seleção contidas neste edital e nos comunicados emitidos ou que vierem a se tornar públicos.

Endereço para informações e correspondência

Secretaria de Pós-Graduação
Instituto Oceanográfico da USP