Museu de Ciências

logotipo-mc-usp

Ao longo de seus 75 anos, a Universidade de São Paulo herdou, adquiriu e gerou bens patrimoniais. Inúmeras coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento foram formados, como aqueles que integram as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, as Artes e a Tecnologia. Museus e acervos contendo documentos, equipamentos e até mesmo animais e plantas preservados foram incorporados e criados.

Com o intuito de valorizar e difundir esse enorme patrimônio cultural e científico, a Pró- Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e extroverter essa riqueza para a comunidade.

Por meio de programas como Fins de Semana e Feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária, do evento integrado USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, ainda, com a exposição itinerante “Água: uma viagem no mundo do conhecimento”, que tem a chancela Unesco e já itinerou por vários campi da USP e diversas cidades do país, o Museu de Ciências vem atuando desde a sua formação.

Atualmente são 41 unidades e órgãos representados no Conselho Deliberativo do MC, o que assegura a participação da grande maioria nas decisões sobre as ações do museu. Sua preocupação é a manutenção do diálogo entre os membros da Universidade dentro da diversidade que a compõe, gerando atividades ao alcance da comunidade de modo a beneficiar a sociedade.

museuciencias foto