Centro Universitário Maria Antônia

logo mariaantonia

Com cerca de quinze anos de atuação, o Centro Universitário Maria Antonia firmou-se como pólo de referência cultural na cidade de São Paulo, realizando atividades diversificadas e orientadas para uma formação abrangente. O Centro oferece uma programação regular de mostras de arte, concertos, cursos de especialização e de difusão, além de atividades de arte-educação. Abriga também seminários e debates, além de iniciativas que colaboram para a revitalização das atividades educativas e culturais da cidade, como programas específicos de capacitação para professores das redes públicas municipal e estadual.

O Maria Antonia, como é conhecido, tem também uma forte ancoragem na história da cidade e da própria Universidade. O conjunto dos edifícios de sua sede atual abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1949 a 1968. Nele lecionaram e estudaram muitas das principais personalidades brasileiras nos campos da política, da cultura e da ciência. Invadido e parcialmente destruído em outubro de 1968, foi palco de uma das importantes batalhas pela democracia da história recente do país. Em seguida, a faculdade foi transferida para o campus da Cidade Universitária, e os prédios destinados a outro uso pelo Governo do Estado. Em 1985, o edifício principal foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) por sua importância histórica.

EN 2014-04 poesia no front 940x225