Centro de Preservação Cultural

logo cpcO Centro de Preservação Cultural (CPC) – originado da Comissão de Patrimônio Cultural, atuante desde 1986 na Universidade – foi criado, em 2002, com o objetivo de promover a conservação dos bens culturais da USP e seu uso qualificado, bem como fomentar o debate sobre patrimônio cultural. O CPC transferiuse em 2004 para a Casa de Dona Yayá, imóvel próprio da USP tombado no nível estadual, cuja restauração mereceu o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), em 2004.

O CPC procura abordar a questão do patrimônio cultural tanto em seu aspecto material, como imaterial. No que diz respeito à abordagem material do patrimônio, contribui para a definição de critérios e implementação de práticas regulares de intervenção conservativa para os bens culturais; quanto ao aspecto imaterial, busca ressaltar o caráter de “construção” crítica que caracteriza a noção de patrimônio, e que, quando incorporado às ações e interações cotidianas por meio das múltiplas faces da cultura, configura o protagonismo dos indivíduos enquanto sujeitos sociais.