PROANTAR

Logo-proantar

Programa Antártico Brasileiro – 1982 a 1988 (com o Besnard)

O programa de pesquisa no continente antártico, com participação de pesquisadores do IOUSP, contou com seis campanhas científicas a bordo do Besnard. A última voltou ao Brasil em março de 1988. A primeira expedição brasileira à Antártica foi diretamente patrocinada pela SECIRM e recebeu o apoio de entidades privadas como a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

proantar

N/Oc. Prof. W. Besnard na Antártica. Foto: Lourival Pereira de Souza

Os trabalhos desse cruzeiro, associados aos levantamentos prévios realizados pelo Barão de Teffé (Navio de Apoio Oceanográfico enviado pela Marinha do Brasil para escolher o local onde seria instalada a Estação Antártica Comandante Ferraz), viabilizaram a participação do Brasil como membro pleno do Conselho Consultivo do Tratado da Antártica, em setembro de 1983 e, posteriormente, no SCAR (Scientific Commitee on Antartic Research). Também permitiram o ingresso do país no SIBEX (Second International Biomass Experiment), do BIOMASS (Biological Investigation of Marine Antartic System and Stock).besnarddd

As atividades do navio Besnard naquele continente foram encerradas devido ao desgaste sofrido pela embarcação nessas travessias. Na última excursão à Antártica, em 1988, o eixo da hélice do navio se partiu quando a equipe atravessava a Passagem de Drake (área que faz a ligação entre a América do Sul e a Antártica).

O PROANTAR, que está ativo desde 1982, pesquisa os fenômenos que ocorrem na Antártica e as prováveis influências sobre o Brasil. Cabe ao CNPq selecionar e acompanhar as atividades científicas do programa, realizadas por diversas universidades, institutos de pesquisas e entidades públicas e privadas, de acordo com o planejamento elaborado pela SECIRM. A partir de 2000, o PROANTAR estabeleceu um novo ciclo de pesquisas. Os trabalhos são divididos em duas grandes redes, sendo que uma delas, a chamada Rede 2 ficou a cargo de cientistas do IOUSP.

Navio retornando da 1º expedição à Antártica

Compartilhe