Centro de Práticas Esportivas

logo cepeusp

O Centro de Práticas Esportivas (CEPEUSP) é um complexo poliesportivo que oferece à comunidade universitária (alunos, professores e funcionários) uma grande variedade de atividades físicas, esportivas e de lazer, estendendo esses benefícios aos seus dependentes e, sempre que possível, à comunidade externa.

Alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários têm acesso ao CEPEUSP, desde que apresentem a Carteira USP. Podem também se inscrever em um dos diversos programas esportivos oferecidos à comunidade USP, ou em um dos programas especializados, mediante o pagamento de uma taxa.

Infraestrutura

O CEPEUSP está capacitado para atender a demanda da comunidade USP e ainda estender seus serviços à comunidade externa, sempre que possível. Para isso, dispõe de professores especializados em várias modalidades esportivas.

• 5 campos de futebol;
  • 1 campo de futebol society;
  • 4 módulos para esportes coletivos;
  • 1 módulo para ginástica artística;
  • 1 módulo para lutas;
  • 9 quadras de tênis (piso sintético);
  • 10 quadras externas poliesportivas descobertas;
  • 1 piscina olímpica;
  • 1 tanque para saltos ornamentais;
  • conjunto de piscinas de apoio e treinamento;
  • 1 trilha de 1140m para correr ou caminhar;
  • 1 velódromo oficial (para 10 mil pessoas) com uma quadra poliesportiva interna;
  • 1 paredão de tênis;
  • 1 pista de atletismo;
  • 2 auditórios (um para 120 e outro para 70 pessoas);
  • A Raia Olímpica, paralela à marginal do Rio Pinheiros, é um conjunto esportivo destinado à prática do remo e da canoagem. Conta com vestiários, sala de musculação, pista rústica, barcos e garagem. Dimensões: 2.200m x 100m;
  • 1 ciclovia de 4km ao redor da Raia Olímpica.

Os programas do CEPE contam com diversas atividades, desde treinamentos para diversas modalidades esportivas até exercícios físicos como musculação e fitness, além orientação nutricional e programa de emagrecimento.

As inscrições para os programas acontecem semestralmente e a seleção é feita por sorteio.

As piscinas ficam abertas de setembro a junho, e no verão costumam haver atividades aquáticas especiais, monitoradas. Para usar as piscinas é necessário passar por exame médico.

Para mais informações, acesse a página do CEPEUSP.

cepeusp