Estratégia de Ensino

O ensino de Oceanografia, em nível de graduação, estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciados por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão necessitam estar assentados em práticas que favoreçam a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do bacharel em oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesses da sociedade.

Durante a formação do profissional oceanógrafo é necessário o estabelecimento das condições de ensino e aprendizado que possibilitem o desenvolvimento de competências no questionamento e integração dos processos oceanográficos, incluindo os produtos de seus estudos. Esta formação consolida-se com o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos em sala de aula, laboratórios didáticos gerais e especializados e de pesquisa estabelecidos na sede do IOUSP em São Paulo, laboratórios de campo nas Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba (ao Norte), e “Dr. João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia (ao Sul), bem como a possibilidade de expansão das atividades na cidade de Santos e embarcações como o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

A aproximação das populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais além dos ambientais possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em oceanografia. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão interdisciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar ao aluno uma excelente vivência profissional e contato com técnicas de coleta de dados, amostras e outras informações científicas.