Laboratórios grad

O Bloco Didático “Prof. Dr. Yasunobu Matsuura” foi inaugurado em 2010 como uma infraestrutura exclusiva para atividades didáticas, com oito salas de aula e seis laboratórios gerais para aulas de Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica. O IOUSP dispõe também laboratórios didáticos especializados, como:

Laboratório Didático de Modelagem de Processos Oceânicos (LaMPO), inaugurado em 2009, é composto por 21 estações de trabalho, incluindo uma do professor. O LaMPO foi o primeiro laboratório de ensino de graduação de Oceanografia informatizado no IOUSP;

Laboratório de Oceanografia Dinâmica, que conta com mesa girante para simular a rotação da Terra e auxiliar no ensino de física de fluídos aplicada à oceanografia;

Grupo de Apoio a Missão Embarcada (GAME), um laboratório didático computacional multiusuário que atende diversas disciplinas para capacitação dos futuros profissionais para as novas tecnologias à disposição da pesquisa no mar;

Laboratório de Aquicultura (AquaLab; Ubatuba), corresponde a um laboratório didático flutuante para práticas de cultivo no mar e em terra, e de inovação no ensino sobre o uso sustentável do ambiente marinho para a produção de alimento;

Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” (ColBIO), inaugurada em 2012, serve de referência e testemunho para estudos e políticas sobre a conservação da biodiversidade de organismos e de ambientes marinhos. A Coleção propõe-se a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade marinha, auxiliando a pesquisa científica ao disponibilizar espécimes e dados para estudos de taxonomia, biologia, distribuição e ecologia, um material de referência e testemunho estratégico para o Brasil, que contribui para a solução de problemas globais como conservação da biodiversidade do planeta e mudanças climáticas.

Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), criado na década de 1970, constitui o maior acervo de microalgas marinhas do Brasil, representando importante reserva de patrimônio genético, disponível para estudos de taxonomia, fisiologia, ecologia, ecotoxicologia, biotecnologia e outras linhas de pesquisa, para pesquisadores e alunos da USP, bem como de pesquisadores de outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além da coleção, o BMAK conta com infraestrutura para realização de experimentos com cultivos de microalgas.

Laboratório de Instrumentação Oceanográfica (LIO), que tem por objetivo o desenvolvimento de equipamentos e processos para apoio às atividades oceanográficas, de modo a assegurar a boa instalação e operação de equipamentos nos trabalhos oceanográficos. O laboratório oferece apoio às operações de pesquisa e ensino que envolvam a instalação e operação de equipamentos mais exigentes como bóias e fundeios. O LIO tem expertise para propiciar treinamentos em técnicas de operação dos equipamentos, sendo também sede para desenvolvimento de pesquisas científicas, incluindo trabalhos de conclusão do curso de Bacharelado em Oceanografia. O LIO atende a demanda da Instituição e também presta serviços à comunidade externa ao Instituto.

Centro de Calibração, atua na manutenção de instrumentos oceanográficos de medida, especialmente aqueles utilizados em levantamentos de Oceanografia Física, que requerem calibração periódica. A necessidade de re-calibração é decorrência da deriva natural e inevitável das características dos componentes mecânicos e elétricos do instrumento. As causas podem ser fatores como envelhecimento do equipamento, alterações dimensionais ou corrosão dos sensores, entre outros. De modo geral, este Centro está equipado para realizar teste e aferição de sensores de temperatura, condutividade/salinidade e pressão de instrumentos oceanográficos. O Centro de Calibração também atende solicitações de calibração de instrumentos oriundos de instituições externas à Universidade, bem como de outros centros de pesquisa, órgãos da Marinha do Brasil e empresas públicas e privadas, em âmbito nacional. A infraestrutura deste Centro tem possibilitado oferecer aulas práticas aos estudantes do Bacharelado em Oceanografia, além de proporcionar, por exemplo, o desenvolvimento e a conclusão de estágios e de trabalhos de Iniciação Científica e de conclusão de curso.

Laboratório de Dados Oceanográficos (LabDados), que tem por finalidade manter equipamentos e instrumentos de registros de observações oceanográficas e meteorológicas, instalados nas Bases de Pesquisas e Ensino Dr. João de Paiva Carvalho, em Cananeia, litoral sul paulista, e Clarimundo de Jesus, em Ubatuba, litoral norte paulista. A equipe de técnicos do laboratório tem ainda a responsabilidade de compilar os dados, transmitidos das bases de pesquisas à sede do IOUSP, na Cidade Universitária, processar os dados de forma preliminar e arquivar em um banco de dados. O LabDados disponibiliza os registros em formato digital para as comunidades acadêmicas, científicas e pesquisadores de outras instituições públicas e privadas em âmbito local e nacional. Salienta-se o uso do acervo de registros meteoceanográficos em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, desenvolvidos por estudantes do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP. O trabalho de aquisição de dados oceanográficos e meteorológicos vem sendo realizado há mais de cinquenta anos. Na prática, os registros de alguns dados, como por exemplo do nível do mar, foram iniciados em 1954 e são mantidos até o presente, graças aos esforços ininterruptos do IOUSP, de professores, técnicos e colaboradores do laboratório.

O IOUSP conta ainda com mais de 36 laboratórios de pesquisa liderados por seus docentes, os quais são amplamente utilizados em atividades curriculares e complementares pelos alunos de graduação do instituto.