Bases de Pesquisa grad

O Instituto possui duas Bases de Pesquisa Oceanográficas. As Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba (ao Norte), e “Dr João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia (ao Sul) dão suporte essencial às atividades de ensino, pesquisa e extensão do IOUSP. Ambas são dotadas de infraestrutura logística para o alojamento dos docentes e alunos, refeitórios, laboratórios, oficinas de apoio e meios flutuantes, como os barcos de pesquisa “Albacora” e “Véliger II” e outras embarcações menores.

A aproximação das bases oceanográficas das populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais, além dos ambientais, possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em Oceanografia. O treinamento prático disponível nas bases de pesquisa, incluindo a interação em projetos com empresas, permite a formação profissional para o acesso do egresso ao mercado de trabalho, em temas, como por exemplo, a aquicultura. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão interdisciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar uma excelente vivência profissional e contato com técnicas de coleta de dados, amostras e outras informações científicas e práticas.

basecananeia

Base de Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP)

baseubatuba

Base de Pesquisa "Clarimundo de Jesus" - Ubatuba (SP)