Infraestrutura

A qualidade do ensino está diretamente relacionada com a qualidade da infraestrutura disponível no IOUSP. O Projeto Acadêmico do IOUSP prevê disponibilizar infraestrutura adequada de apoio ao ensino, contando com a avaliação e a adequação dessa infraestrutura, revisada periodicamente. O curso de Bacharelado em Oceanografia da IOUSP dispõe de um conjunto variado de ativos, como a mais completa biblioteca em ciências do mar do Brasil, a maior flotilha civil do país, bases oceanográficas e laboratórios didáticos e de pesquisa nas costas norte e sul do estado e na sede. Essa estrutura de apoio didático conta ainda com o Museu Oceanográfico e com a Ciência na Esfera, que dinamizam o ensino e a extensão de temas oceanográficos.

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O IOUSP opera uma das principais frotas de pesquisa e ensino da América Latina. As embarcações contam com modernos equipamentos e instalações, que permitem seu múltiplo emprego nas mais diversas demandas da Oceanografia, seja na área da biologia, geologia, física ou química.

Durante a formação do profissional oceanógrafo é necessário o estabelecimento das condições de ensino e aprendizado que possibilitem o desenvolvimento de competências no questionamento e integração dos processos oceanográficos, incluindo os produtos de seus estudos e aplicações práticas. O Navio Oceanográfico Alpha-Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Dephini, Veliger II e Albacora fazem parte da flotilha ligada ao IOUSP. O Navio Oceanográfico “Alpha-Crucis”, baseado no Porto de Santos, pertence à Universidade de São Paulo e é o mais moderno navio de pesquisas civil do Brasil.

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{slider Bases de pesquisa}

 

O Instituto possui duas Bases de Pesquisa Oceanográficas. As Bases de Pesquisa “Clarimundo de Jesus”, situada na cidade de Ubatuba (ao Norte), e “Dr João de Paiva Carvalho”, situada na cidade de Cananéia (ao Sul) dão suporte essencial às atividades de ensino, pesquisa e extensão do IOUSP. Ambas são dotadas de infraestrutura logística para o alojamento dos docentes e alunos, refeitórios, laboratórios, oficinas de apoio e meios flutuantes, como os barcos de pesquisa “Albacora” e “Véliger II” e outras embarcações menores.

A aproximação das bases oceanográficas das populações locais e de seus problemas socioeconômicos e culturais, além dos ambientais, possibilita outras oportunidades de atuação no campo da gestão, assessoria e consultoria que podem ser exercidas pelos profissionais formados em Oceanografia. O treinamento prático disponível nas bases de pesquisa, incluindo a interação em projetos com empresas, permite a formação profissional para o acesso do egresso ao mercado de trabalho, em temas, como por exemplo, a aquicultura. Estas estratégias didáticas fornecem aos alunos a uma visão interdisciplinar da Oceanografia e constituem elementos essenciais para possibilitar uma excelente vivência profissional e contato com técnicas de coleta de dados, amostras e outras informações científicas e práticas.

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Base de Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP)

 

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Base de Pesquisa "Clarimundo de Jesus" - Ubatuba (SP)

{slider Laboratórios}

O Bloco Didático “Prof. Dr. Yasunobu Matsuura” foi inaugurado em 2010 como uma infraestrutura exclusiva para atividades didáticas, com oito salas de aula e seis laboratórios gerais para aulas de Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica. O IOUSP dispõe também laboratórios didáticos especializados, como:

Laboratório Didático de Modelagem de Processos Oceânicos (LaMPO), inaugurado em 2009, é composto por 21 estações de trabalho, incluindo uma do professor. O LaMPO foi o primeiro laboratório de ensino de graduação de Oceanografia informatizado no IOUSP;

Laboratório de Oceanografia Dinâmica, que conta com mesa girante para simular a rotação da Terra e auxiliar no ensino de física de fluídos aplicada à oceanografia;

Grupo de Apoio a Missão Embarcada (GAME), um laboratório didático computacional multiusuário que atende diversas disciplinas para capacitação dos futuros profissionais para as novas tecnologias à disposição da pesquisa no mar;

Laboratório de Aquicultura (AquaLab; Ubatuba), corresponde a um laboratório didático flutuante para práticas de cultivo no mar e em terra, e de inovação no ensino sobre o uso sustentável do ambiente marinho para a produção de alimento;

Coleção Biológica “Prof. Edmundo F. Nonato” (ColBIO), inaugurada em 2012, serve de referência e testemunho para estudos e políticas sobre a conservação da biodiversidade de organismos e de ambientes marinhos. A Coleção propõe-se a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade marinha, auxiliando a pesquisa científica ao disponibilizar espécimes e dados para estudos de taxonomia, biologia, distribuição e ecologia, um material de referência e testemunho estratégico para o Brasil, que contribui para a solução de problemas globais como conservação da biodiversidade do planeta e mudanças climáticas.

Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), criado na década de 1970, constitui o maior acervo de microalgas marinhas do Brasil, representando importante reserva de patrimônio genético, disponível para estudos de taxonomia, fisiologia, ecologia, ecotoxicologia, biotecnologia e outras linhas de pesquisa, para pesquisadores e alunos da USP, bem como de pesquisadores de outras instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Além da coleção, o BMAK conta com infraestrutura para realização de experimentos com cultivos de microalgas.

Laboratório de Instrumentação Oceanográfica (LIO), que tem por objetivo o desenvolvimento de equipamentos e processos para apoio às atividades oceanográficas, de modo a assegurar a boa instalação e operação de equipamentos nos trabalhos oceanográficos. O laboratório oferece apoio às operações de pesquisa e ensino que envolvam a instalação e operação de equipamentos mais exigentes como bóias e fundeios. O LIO tem expertise para propiciar treinamentos em técnicas de operação dos equipamentos, sendo também sede para desenvolvimento de pesquisas científicas, incluindo trabalhos de conclusão do curso de Bacharelado em Oceanografia. O LIO atende a demanda da Instituição e também presta serviços à comunidade externa ao Instituto.

Centro de Calibração, atua na manutenção de instrumentos oceanográficos de medida, especialmente aqueles utilizados em levantamentos de Oceanografia Física, que requerem calibração periódica. A necessidade de re-calibração é decorrência da deriva natural e inevitável das características dos componentes mecânicos e elétricos do instrumento. As causas podem ser fatores como envelhecimento do equipamento, alterações dimensionais ou corrosão dos sensores, entre outros. De modo geral, este Centro está equipado para realizar teste e aferição de sensores de temperatura, condutividade/salinidade e pressão de instrumentos oceanográficos. O Centro de Calibração também atende solicitações de calibração de instrumentos oriundos de instituições externas à Universidade, bem como de outros centros de pesquisa, órgãos da Marinha do Brasil e empresas públicas e privadas, em âmbito nacional. A infraestrutura deste Centro tem possibilitado oferecer aulas práticas aos estudantes do Bacharelado em Oceanografia, além de proporcionar, por exemplo, o desenvolvimento e a conclusão de estágios e de trabalhos de Iniciação Científica e de conclusão de curso.

Laboratório de Dados Oceanográficos (LabDados), que tem por finalidade manter equipamentos e instrumentos de registros de observações oceanográficas e meteorológicas, instalados nas Bases de Pesquisas e Ensino Dr. João de Paiva Carvalho, em Cananeia, litoral sul paulista, e Clarimundo de Jesus, em Ubatuba, litoral norte paulista. A equipe de técnicos do laboratório tem ainda a responsabilidade de compilar os dados, transmitidos das bases de pesquisas à sede do IOUSP, na Cidade Universitária, processar os dados de forma preliminar e arquivar em um banco de dados. O LabDados disponibiliza os registros em formato digital para as comunidades acadêmicas, científicas e pesquisadores de outras instituições públicas e privadas em âmbito local e nacional. Salienta-se o uso do acervo de registros meteoceanográficos em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, desenvolvidos por estudantes do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP. O trabalho de aquisição de dados oceanográficos e meteorológicos vem sendo realizado há mais de cinquenta anos. Na prática, os registros de alguns dados, como por exemplo do nível do mar, foram iniciados em 1954 e são mantidos até o presente, graças aos esforços ininterruptos do IOUSP, de professores, técnicos e colaboradores do laboratório.

O IOUSP conta ainda com mais de 36 laboratórios de pesquisa liderados por seus docentes, os quais são amplamente utilizados em atividades curriculares e complementares pelos alunos de graduação do instituto.

{slider Sala Pró-Aluno}

O Pró-Aluno é um programa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, gerenciado tecnicamente pelo Centro de Computação Eletrônica, e apoio operacional das Unidades de ensino da USP. 

O Programa, que tem por objetivo, colocar à disposição dos alunos ferramentas de informática para desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas, teve início graças ao convênio com a Microsoft, que forneceu todo o software necessário para sua implantação.

A Sala Pró-Aluno é equipada com microcomputadores ligados em rede, softwares e impressoras. Todo aluno de graduação regularmente matriculado no curso do IOUSP direito a uma senha que lhe permitirá acesso aos equipamentos da Sala Pró-Aluno.

{slider Biblioteca}

A Biblioteca "Prof. Dr. Gelso Vazzoler" foi criada em 1950 a partir da aquisição da coleção bibliográfica pertencente ao naturalista Rodolph Von Inhering, quando o IOUSP ainda era denominado Instituto Paulista de Oceanografia. Em 1990 passou a receber denominação atual. Sua missão é propiciar o acesso à informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na área de Oceanografia e afins. Sendo reconhecida no exterior, foi indicada para acomodar a coleção de obras particulares do Dr. Alain Sournia, pesquisador francês de renome na área da Oceanografia Biológica.

Registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 8ª Região sob o código 0921, e no Instituto Nacional do Livro, sob nº. 6103. É membro nato do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBI/USP, que conta com 48 bibliotecas. Integra como Biblioteca-Base, o Programa Comut, desde o início de sua operacionalização. É integrante do Programa de permuta de material bibliográfico em duplicidade - IAMSLC, em nível nacional e internacional.

É a maior, mais completa e mais importante biblioteca de ciências do mar da América Latina, a partir da qual os alunos têm acesso a um acervo de 8 milhões de obras físicas, além de 250 mil obras eletrônicas. A biblioteca conta ainda com computadores para pesquisa em bases bibliográficas online.

{slider Museu Ocenaográfico}

Aberto ao público em dezembro de 1988, o Museu Oceanográfico tem como objetivo difundir a ciência do oceano e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. No Museu, o visitante pode obter informações sobre as diversas embarcações utilizadas pelo Instituto Oceanográfico, instrumentos oceanográficos, aquários marinhos e organismos preservados. Dentre as ações, visa dar suporte às atividades de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo, abrindo o Instituto Oceanográfico ao público através da extensão de serviços à comunidade no formato de atividades educativas não formais, além de oferecer um espaço para a aproximação do aluno do IOUSP com a comunidade de professores e leigos. Oferece também oportunidade para a popularização da ciência oceanográfica no formato de palestras e monitoria, bem como junto a “Science on a Sphere” para o desenvolvimento da comunicação científica, podendo também representar um excelente local para lidar com a manutenção de organismos vivos, junto aos aquários do Museu. O Museu mantém sua exposição permanente com um acervo dividido em módulos que evidenciam a dinâmica e a biodiversidade do oceano. Desta forma, as atividades realizadas junto ao Museu Oceanográfico contribuem para a formação profissional dos alunos do curso.

{slider Ciência na Esfera}

 O sistema batizado de Science on a Sphere  (Ciência na Esfera) foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) como uma ferramenta educacional. O Instituto Oceanográfico é a primeira instituição do Hemisfério Sul a receber esse sistema, instalado em abril de 2012. A aquisição inclui as bases de dados mundiais da NOAA – mais de 700 arquivos – e uma atualização constante e automática dos dados feita a cada 15 minutos. Isso é possível porque o servidor tem uma ligação direta com a agência norte-americana.

Nessa ferramenta, dados reais provenientes de satélites oceanográficos ou meteorológicos são projetados numa tela esférica de forma animada. Processos oceânicos são visualizados de forma a complementar o conteúdo visto em salas de aula. As sessões científicas exibidas na “Science on a Sphere” servem de material para realização de monitoria pelos alunos de Graduação durante recebimento de vista de escolas e professores da rede de Ensino público e privado, servindo também como instrumento de complementação de aula e de formação profissional do oceanógrafo.

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O sistema batizado de Science on a Sphere (Ciência na Esfera) foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) como uma ferramenta educacional. O Instituto Oceanográfico é a primeira instituição do Hemisfério Sul a receber esse sistema, instalado em abril de 2012. A aquisição inclui as bases de dados mundiais da NOAA – mais de 700 arquivos – e uma atualização constante e automática dos dados feita a cada 15 minutos. Isso é possível porque o servidor tem uma ligação direta com a agência norte-americana.

Nessa ferramenta, dados reais provenientes de satélites oceanográficos ou meteorológicos são projetados numa tela esférica de forma animada. Processos oceânicos são visualizados de forma a complementar o conteúdo visto em salas de aula. As sessões científicas exibidas na “Science on a Sphere” servem de material para realização de monitoria pelos alunos de Graduação durante recebimento de vista de escolas e professores da rede de Ensino público e privado, servindo também como instrumento de complementação de aula e de formação profissional do oceanógrafo.


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