Conteúdos

Os conteúdos possuem caráter incremental, aumentando em complexidade na medida em que o aluno avança no curso. Além dos conteúdos básicos, que serão descritos adiante, serão considerados temas emergentes motivadores que permitem a formação de um profissional atualizado e que amparam a compreensão de princípios, leis e teorias que sustentam a capacidade de compreensão e previsão do comportamento do oceano, considerando seus componentes, processos, importâncias potenciais e ameaças. Considera também os componentes e processos do ambiente marinho e suas interfaces com o ambiente terrestre e com a atmosfera, nos aspectos físico, químico, geológico, biológico e humano. Os processos referem-se às interações entre esses componentes e ao funcionamento do ambiente marinho e do sistema socioecológico. As importâncias, entendidas como bens e serviços providos pelos ecossistemas marinhos e costeiros, derivam dos processos. As ameaças, por sua vez, comprometem a qualidade ambiental e afetam os benefícios derivados do oceano para a sociedade por influenciarem seus componentes e processos. Os potenciais dependem da identificação de oportunidades profissionais e da linguagem praticada no setor de atuação.

Assim, compreende-se que os conteúdos tratados ao longo do curso devam permitir um aprimoramento da visão que os alunos têm do oceano, com vistas a uma abordagem cada vez mais holística e integrada. Ao passo que um aluno de início de curso deve ser capaz de compreender e comunicar os elementos acima apresentados, as disciplinas mais tardias capacitarão os alunos a descreverem e fazerem previsões sobre o comportamento do oceano, bem como proporem ações para garantir seu uso sustentável. As disciplinas permitirão, portanto, ao aluno compreender, transmitir, investigar, analisar, aplicar e prever o oceano. Com base em conhecimentos sólidos, poderão realizar o planejamento e a execução de atividades em campo ou laboratório (amostragem/experimentos), seguidas da análise e da interpretação dos resultados, com estímulo à visão crítica no processo de produção do conhecimento (científico ou não).

Os conteúdos são organizados considerando disciplinas obrigatórias e optativas. Disciplinas obrigatórias trazem conteúdos básicos e mais gerais para motivar e orientar os estudantes a identificarem caminhos profissionais e passos acadêmicos, por meio de disciplinas optativas e atividades complementares ao longo do curso. Disciplinas optativas permitem a complementação da formação em temas emergentes, profissionalizantes, aplicados e integradores, trabalhando com número reduzido de alunos porém motivados pelo fato de terem escolhido esse caminho de formação. As disciplinas optativas possuem disciplinas obrigatórias e, eventualmente, optativas como pré-requisitos. Idealmente as disciplinas optativas devem ter 2 a 3 créditos para permitir que os alunos cursem mais disciplinas e tenham oportunidades de aprendizagem mais diversificadas nos semestres finais do curso. Disciplinas de outras unidades serão consideradas para a formação do oceanógrafo, além de serem importantes para ampliar a vivência dos alunos na universidade, interagindo com outros professores, alunos, unidades e propostas pedagógicas. Considerando que os conteúdos de optativas do IOUSP podem ser do interesse de outras unidades, vagas serão abertas para alunos dos demais cursos, aumentando a integração do IOUSP com a Universidade e dando visibilidade ao tema da Oceanografia e oportunidades para formação mais interdisciplinar na Universidade de São Paulo.

Pré-requisitos são definidos com base em duas lógicas. A primeira considera o encadeamento sequencial de conteúdos necessários para o bom aproveitamento das disciplinas subsequentes a partir dos conteúdos já tratados/aprendidos anteriormente. Nesse caso, disciplinas obrigatórias não devem, idealmente, ter uma sequência longa de encadeamento de disciplinas como pré-requisitos. A segunda considera o posicionamento das disciplinas no seu período ideal. Nesse último caso, eventuais quebras de pré-requisitos podem ser flexibilizadas para reduzir o represamento dos alunos e não comprometer a integralização do curso. Pré-requisitos foram reduzidos ao mínimo e a “pré-requisitos fracos”.

Dada a necessidade de tempo para os alunos estudarem fora de sala e realizarem Atividades Acadêmicas Complementares (AACs), não será facultado aos alunos cursar disciplinas optativas nos dois primeiros anos, exceto no caso de alunos que tenham revalidado créditos de disciplinas obrigatórias ou no caso de disciplinas optativas específicas sugeridas pela coordenação do curso, como aquelas elencadas adiante, para serem cursadas nesse período inicial.

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