Competências e habilidades profissionais

O ensino de Oceanografia, em nível de Graduação, estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno, quais sejam, a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e as atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciadas por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão necessitam estar assentados em práticas que favoreçam a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos, bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesse da sociedade.

Além dos arcabouços teórico, disciplinar e interdisciplinar atualizados para a formação de um oceanógrafo competente, que serão detalhados adiante, a articulação entre os aspectos teóricos e práticos corresponde a uma característica marcante do curso, permitindo ao egresso compreender e realizar diversas atividades de investigação do ambiente marinho, importantes para execução de trabalhos tanto científicos quanto técnicos. Esses conhecimentos permitem aos egressos uma compreensão ampla das limitações e potencialidades das diversas técnicas de estudo e de sua aplicação dentro de contextos ou demandas específicas. Ao domínio dos conhecimentos teóricos e práticos específicos somam-se habilidades profissionais relevantes para uma atuação frente a temas ou problemas complexos.

Destacam-se, portanto, as habilidades relacionadas ao trabalho de campo, embarcado ou não, e de laboratório. Além da importância da experiência embarcada, os alunos também receberão treinamento para atividades de campo em ambiente costeiro, incluindo estudos em praias, costões rochosos e manguezais e atividades de pesquisa com seres humanos com uso de questionários, roteiros e oficinas. Aspectos legais, como licença ambiental, e éticos serão considerados nessas atividades. A formação prática dos alunos será complementada com as oportunidades de atividades nos laboratórios didáticos da USP, mas também junto aos laboratórios de pesquisa vinculados aos docentes do curso (ver adiante). As atividades práticas também consideram as experiências que os alunos terão nas Atividades Acadêmicas Complementares e no Estágio Obrigatório, definidas com base em seu interesse de formação profissional, dentro ou fora da universidade, junto à iniciativa privada, órgãos públicos e ao terceiro setor.

Com base nos problemas ou demandas com as quais o profissional pode se deparar e nas tarefas e atividades para as quais ele precisa estar capacitado, são trabalhadas ferramentas, técnicas e procedimentos de levantamento, processamento, controle de qualidade, análise e interpretação de dados oceanográficos, suas interações, bem como a previsão do comportamento desses parâmetros e dos fenômenos a eles relacionados.

A estratégia de formação do curso pressupõe o estímulo à formação de um profissional apto a trabalhar com demandas diversas, eclético e polivalente, resolvendo problemas com pró-atividade, versatilidade e criatividade. Considera um egresso que exiba capacidade de observação e de elaboração de pensamento complexo e crítico, capaz de integrar, de forma lógica, diferentes conceitos e informações, organizando ideias, estabelecendo relações de causa-efeito e produzindo conhecimento, materializando, portanto, o método científico. O curso visa formar um profissional responsável, consciente e com visão de futuro, abrangente e internacionalizada, e que tenha habilidade de trabalhar em equipe de forma colaborativa.

Como habilidades gerais, o oceanógrafo necessita ainda ser capacitado para expressar-se adequadamente de forma oral e escrita, sendo competente para buscar informações, ler objetiva e criticamente e encadear argumentos de forma lógica e estruturada. Essas habilidades são fundamentais para qualquer caminho de atuação profissional, mas são especialmente importantes na perspectiva de uma maior aproximação do Oceanógrafo com a sociedade.

Para oportunizar essas habilidades, o curso considera duas estratégias complementares: uma envolvendo um elenco de habilidades que serão exercitadas, em maior ou menor grau, nas diferentes disciplinas obrigatórias e optativas do curso; outra considerando as Atividades Acadêmicas Complementares e o Estágio Obrigatório que os alunos deverão realizar. Dentre as habilidades trabalhadas nas diferentes disciplinas de formas variadas e complementares, temos:

Valorização do conhecimento. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo para entender, explicar a realidade e colaborar com a construção de uma sociedade mais justa.

Busca e avaliação crítica de informações. O aluno deve ser capacitado a buscar e avaliar diferentes fontes de informação como bancos de dados, ferramentas/instrumentos (e.g. vídeo aula, fóruns etc.), especialistas (e.g. Currículo Lattes) e eventos ou outras possibilidades de networking ou oportunidades de formação complementar. Os alunos devem desenvolver habilidades para busca e gerenciamento de referências bibliográficas, bem como maneiras de lidar com a informação obtida, aprimorando a leitura em língua inglesa, e evitando o plágio, buscando a correta menção de fontes.

Comunicação oral. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação oral, desde falas mais simples e rápidas em atividades em grupo em sala de aula até a apresentação de seminários, pôsteres e Trabalho de Graduação.

Comunicação escrita. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação escrita, elaborando materiais como resumos, relatórios, laudos, pareceres, pôsteres, ensaios (e.g. texto de divulgação científica), plano de campanha de campo, flyers, folhetos, infográficos, factsheets, monografia e, eventualmente, artigo científico. Habilidades para interação com mídias sociais serão estimuladas, como textos para blogs, posts ou vídeos.

Comunicação oral e escrita em língua inglesa. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em língua inglesa, desde a leitura de referências até a elaboração de materiais e/ou apresentações.

Cultura digital. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização do raciocínio e visão sistêmica. O papel do oceanógrafo necessita ser contextualizado, compreendendo as forçantes e as pressões sobre o ambiente marinho, considerando ameaças e oportunidades, e seus efeitos nos componentes, processos, parâmetros e fenômenos oceanográficos, bem como bens e serviços ecossistêmicos, considerando a compreensão das ações para combate aos problemas enfrentados, incluindo políticas públicas. Para tanto, necessita compreender e aplicar sistemas analíticos e ferramentas, como mapas mentais e conceituais, que levem à clareza e à linearidade do raciocínio, além de compreender e incorporar a abordagem ecossistêmica no trato dos complexos temas oceanográficos. O aluno deve desenvolver o pensamento crítico, com lógica e capacidade de argumentação. A compreensão e a aplicação do método científico é um ponto central como estratégia de busca, geração, análise e interpretação de informação com vistas à geração de conhecimento. Necessita exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências visando investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções, inclusive tecnológicas. Precisa aprender a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, buscando formular e defender ideias.

Coleta e análise de dados e raciocínio numérico abstrato. A análise de dados é outra habilidade transversal que o egresso do curso deve possuir. Assim, com base em uma situação problema, o aluno deve ser capaz de planejar o trabalho de campo, verificar e calibrar os equipamentos, realizar a coleta, triar e processar as amostras, realizar o controle de qualidade dos dados e executar as análises apropriadas, gerando gráficos e tabelas que permitem a elaboração de produtos adequados para a comunicação dos resultados. A análise de dados é transversal e deve dialogar com outras disciplinas específicas usando e exercitando conceitos e instrumentos próprios. No contexto da análise de dados, a programação e lógica abstrata são habilidades centrais que dão autonomia aos alunos no trato com os dados oceanográficos, em especial os chamados big data. A modelagem é também uma ferramenta importante para previsão do comportamento dos parâmetros e fenômenos oceanográficos e deve ser trabalhada no curso, aumentando sua complexidade ao longo do tempo. Nesse contexto, destaca-se que a habilidade numérica ou uso da matemática como linguagem é uma competência fundamental para o oceanógrafo. O raciocínio numérico abstrato, como interpretação de dados e figuras, é também considerado como relevante para a formação do oceanógrafo e será exercitado a partir dos elementos construídos nas disciplinas obrigatórias e optativas.

Raciocínio geoespacial. O raciocínio geoespacial, considerando três dimensões espaciais e o tempo, será trabalhado no curso desenvolvendo habilidades de sensoriamento remoto, georeferenciamento, sistemas de informação geográfica e confecção e interpretação de mapas e cartas naúticas.

Profissionalismo. O oceanógrafo deve ser um forte defensor do uso da ciência e do conhecimento, ter capacidade de trabalhar na interseção de várias disciplinas científicas, e sintetizar e conectar informações de campos aparentemente díspares. Deve ser capaz de produzir relatórios e documentos sobre questões técnicas e de revisar e editar o trabalho de terceiros. Deve demonstrar competência profissional, domínio do assunto e ser eficiente no cumprimento de compromissos e de prazos e obtenção de resultados, sendo orientado para soluções e resultados e para pensar de maneira criativa, ao mesmo tempo que mostra persistência perante problemas ou desafios difíceis.

Planejamento e organização. O egresso deve saber planejar e organizar seu trabalho e o de sua equipe, com objetivos claros, que sejam consistentes com estratégias, visão e tarefas acordados. Deve identificar atividades e atribuições prioritárias e ajustar as prioridades conforme necessário, alocando a quantidade adequada de tempo e recursos para concluir o trabalho. Deve também prever riscos e permitir contingências no planejamento, monitorando e ajustando planos e ações conforme necessário.

Trabalho em grupo. O oceanógrafo deve desenvolver a capacidade de estabelecer e manter relações de trabalho eficazes em um ambiente multicultural e multiétnico com sensibilidade e respeito pela diversidade, incluindo equilíbrio de gênero. Deve trabalhar de forma colaborativa com colegas para atingir as metas estabelecidas e solicitar contribuições ao valorizar genuinamente as ideias e conhecimentos de outras pessoas, estando disposto a aprender com os outros. Ao colocar a agenda da equipe antes da agenda pessoal, apoia e age de acordo com a decisão final do grupo, mesmo quando tais decisões podem não refletir inteiramente a própria posição. Compartilha o crédito pelas realizações da equipe e aceita a responsabilidade conjunta pelas deficiências da equipe, liderando a equipe e promovendo um ambiente de trabalho motivador e colaborativo que visa o desempenho. O profissional deve exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade.

Liderança. A atuação do oceanógrafo deve capacitar outros a traduzir a visão em resultados, sendo pró-ativo no desenvolvimento de estratégias para atingir os objetivos. Estabelece e mantém relacionamentos com uma ampla gama de pessoas para entender as necessidades e obter suporte. Antecipa e resolve conflitos buscando soluções mutuamente aceitáveis e fornece liderança e assume a responsabilidade de incorporar a diversidade em todas as áreas de trabalho.

Avaliação de desempenho. O oceanógrafo deve monitorar o progresso em relação aos marcos e prazos estabelecidos e garantir que as funções e responsabilidades sejam claras para cada membro da equipe. Discute regularmente o desempenho e fornece feedback para seus pares, encorajando a assunção de riscos e apoiando a criatividade e a iniciativa, avaliando o desempenho de forma justa.

Método científico. Os diferentes elementos necessários para uma compreensão abrangente e profunda do método científico serão tratados de forma sequencial e complementar nas disciplinas obrigatórias e optativas do curso, incluindo as disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, considerando: contextualização e fundamentação teórica, estruturação de objetivos e hipóteses, métodos (planejamento e execução em campo e laboratório) e análise de dados.

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