Atividades Embarcadas

Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir um mínimo de 100 (cem) horas de Atividades Embarcadas para contribuir com sua formação profissional, por meio da vivência e experiência de trabalho em embarcações. O curso pressupõe que as atividades embarcadas têm um papel fundamental na formação dos alunos, as quais devem ser feitas seguindo propostas pedagógicas e profissionais apropriadas. Tais atividades deverão ser coordenadas e orientadas de maneira a promover a familiarização do acadêmico com a rotina a bordo, considerando formas de amostragem de variáveis oceanográficas, definição de estratégias amostrais, manipulação de diferentes tipos de equipamentos e armazenamento e/ou processamento de amostras a bordo, bem como oferecendo oportunidades de participação na tomada de decisão diante de situações ambientais reais.

Tais embarques poderão ser efetuados em qualquer momento ao longo de todo o curso, em navios oceanográficos, barcos de pesquisa, de entidades não governamentais (ONGs), autarquias especiais ligadas ao Ministério do Meio Ambiente (IBAMA e ICMBio) ou embarcações vinculadas as atividades de aproveitamento econômico do meio marinho.

Nessa e em outras disciplinas com atividades de campo os alunos desenvolverão postura profissional e os dados gerados deverão estar integrados com outras ações do IOUSP, como o Programa Acadêmico de Longa Duração (PALD) e o Programa de Monitoramento do IOUSP (MODA). As atividades em campo são realizadas principalmente nas bases de pesquisa em Ubatuba e Cananéia e a bordo da flotilha do IOUSP (Alpha-Crucis, Alpha Delfini, Véliger II e Albacora), mas os alunos têm possibilidade de embarcar em navios oceanográficos de outras universidades, de empresas estatais ou de pesca, da Marinha do Brasil e mesmo internacionais. O vínculo ao Programa de Iniciação Científica e a docentes, que possuem projetos em colaboração com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras, pode potencializar as oportunidades de embarque. Vinculado à atividade embarcada, os alunos receberão noções de marinharia e navegação, com treinamento no uso de equipamentos de localização geográfica. Complementando, noções básicas sobre salvatagem em embarcações são oferecidas aos estudantes durante o trabalho de campo e em cruzeiros oceanográficos.

Com vistas a gerenciar essas atividades, há o Programa de Atividades Embarcadas, previsto no Projeto Acadêmico do IOUSP, que definirá normas e procedimentos e orientará a realização e comprovação de Atividades Embarcadas, além de criar estratégias para aumentar as oportunidades de embarque para os alunos.