14/03 - Palestra do Dr. Dan V. Palcu, líder da pesquisa que levou a USP pela primeira vez o Guinness, o livro dos recordes!

O Espaço Café Com Ciência do IOUSP tem o prazer de convidá-los para a palestra do Dr. Dan V. Palcu, líder da pesquisa que levou a USP pela primeira vez o Guinness, o livro dos recordes! O Dr. Dan nos conta o que será abordado neste espaço:
"Nesta palestra, embarcaremos em uma jornada pelo fascinante mundo perdido do Paratethys, um vasto megalago que dominou o continente europeu durante o Mioceno Superior. Com suas águas estendendo-se desde os Alpes até o Cazaquistão, o Paratethys abrigava uma fauna única e desempenhou um papel crucial na evolução do ecossistema da região. Ao desvendar sua história tumultuada, marcada por crises hidrológicas e períodos de seca, obtemos insights valiosos sobre como os ecossistemas respondem às mudanças climáticas. Além disso, exploramos as implicações contemporâneas de nossa pesquisa, começando com a relação ao Mar Negro, que compartilha muitas semelhanças com o antigo Paratethys, e terminando com áreas da bacia Amazônica, ameaçadas de experimentar uma trajetória semelhante àquela ao redor do Paratethys durante o início das crises hidrológicas do megalago. Ao compreender a resiliência dessas regiões ecologicamente frágeis, podemos vislumbrar um futuro mais sustentável e mitigar potenciais desastres ecológicos."

📆 Quando? 14 de março, quinta-feira, às 16 horas

📍Onde? Evento híbrido! No auditório do IOUSP e via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=m8fST-9z7UE

☕ Traga sua caneca para o café!

Esperamos vocês!

Comissão Organizadora do Espaço Café Com Ciência
O Megalago Paratethys Uma Janela para o Passado um Alerta para o Futuro

Compartilhe