Por que o oceano nunca transbordou? Podcast divulga ciência e mistérios dos mares

Fonte: Jornal da USP

Podcast “Paleotema”, parceria entre a USP e a Unicamp, promove a divulgação científica da paleoceanografia, o estudo da história dos oceanos através de fósseis e sedimentos marinhos; segunda temporada começa dia 11 de julho

Produção em áudio aborda a história dos oceanos – Foto: Freepik

Quem diria que as informações sobre os vestígios do que um dia já foi a Terra poderiam caber no seu fone de ouvido? O podcast Paleotema, que está indo para sua segunda temporada, está com mais de 20 episódios no ar sobre a paleoceanografia, o estudo da história dos oceanos através de fósseis e sedimentos marinhos. O canal é resultado do Projeto Mídia Ciência, uma parceria entre o Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul (Lapas) do Instituto Oceanográfico da USP e o Labjor – um centro de referência, no País e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural da Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

“Gravamos sobre assuntos de ciência e paleoceanografia, em episódios de até 15 minutos, em média, trazendo curiosidades e explicando fenômenos geológicos e paleogeológicos, e qual a relação deles com o nosso dia a dia”, explica Maíra Torres, bolsista da Fapesp e ex-aluna do curso de especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor. 

O projeto do Paleotema surgiu em junho de 2022, com o objetivo de promover a divulgação científica jornalística da oceanografia e paleoceanografia, ambas estudadas pelo Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul (Lapas) do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Segundo Maíra, a escolha em fazer um podcast foi pela facilidade de abordar o tema com uma linguagem mais acessível, com exemplos e linguagem coloquial, a fim de atingir um público que gosta do tema ou se interessa por ele. Com a renovação, ela explica que a execução do projeto foi feita em um ano. Todo o processo de gravação, edição e publicação foi feito por ela, totalizando 57 episódios gravados.

Maíra informa ainda que o Instagram do Lapas também ganhou postagens, imagens, fotos, textos e stories para complementar a divulgação dos episódios nas plataformas de streaming às terças-feiras. “A vontade em falar mais sobre paleoceanografia é não somente uma forma de valorizar os estudos e a pesquisa brasileiros, bem como as universidades, mas também de desmistificar a complexidade do tema para as pessoas, que acabam por desconhecer um conteúdo que tem impacto direto no meio ambiente, fauna, flora e na sociedade como um todo”, comenta.

“Para o senso comum, parece irrelevante estudar o passado, fazer mergulhos ou destinar verbas públicas para escavações e outros projetos, mas o Paleotema pretende desbancar essa ideia mostrando, por exemplo, como o estudo das rochas e outros elementos do passado pode nos ajudar a compreender o futuro e a tentar driblar as consequências do impacto humano na Terra, principalmente no que diz respeito ao clima”, conclui.

Primeira temporada

O primeiro episódio do podcast, que foi ao ar em outubro de 2022, teve como tema o assunto do título: A cada ano que passa ficamos mais velhos, mas será que também é assim com o planeta Terra?, que trata da escala de tempo, que apesar de ser o mesmo, não passa da mesma forma para todos. No segundo, o público vai saber um pouco mais sobre os oceanos, essenciais para a manutenção climática, e descobrir a partir deles por que o ditado “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” faz tanto sentido do ponto de vista geológico. 

podcast"

No episódio Por que o oceano nunca transbordou? é explicada a magnitude dos processos da natureza, mostrando que existem pequenos processos que mantêm o planeta do jeito que ele é e que fazem a diferença a longo prazo. Aliás, você sabia que nem sempre a região da Antártida esteve coberta de gelo como a conhecemos e o mundo já passou por mais de 100 ciclos glaciais (congela-esquenta)? São pequenos seres microscópicos que nos mostram esse tipo de evidência e nos ajudam a prever o clima do futuro; saiba quais são no episódio Como contar a história do clima?

O podcast também traz o universo micro da paleoceanografia, como em Microfósseis: Faça um fóssil muito fácil!, em que também é possível conhecer o projeto do Lapas, que visita escolas e ensina aos alunos como fazer microfósseis de gesso, explicando que o universo dos fósseis e investigação do passado vai muito além dos dinossauros; ou um dos fenômenos mais impressionantes que acontecem em um universo não visível a olho nu: Nanofósseis calcários, que guardam em sua “concha” registros sobre oceanos de milhares de anos atrás. “Sozinhos eles são pequenos demais, mas em conjunto podem até ser vistos do espaço”, como informa a sinopse do episódio. 

Há também muitos outros temas interessantes, como os Vulcões, que já deixaram regiões por ano sem luz; Areias, aquelas que encontramos na praia e que um dia já foram rochas; Incêndios ou paleoincêndios, sobre como aconteciam os incêndios em eras geológicas anteriores; Sambaquis, aquelas montanhas de conchinhas encontradas em ilhas da costa brasileira, que dão informações sobre a ocupação humana que existiu entre 9 e 12 mil anos atrás; ou ainda Petróleo, que desvenda o processo de formação do petróleo, que levou milhões de anos para se formar, e a forma interessante sobre a qual ele é armazenado. 

Segunda temporada

A partir de 11 de julho chegam aos streamings os novos episódios, com destaque para um especial sobre a Antártida, com informações sobre a formação do continente antártico, curiosidades sobre como ele abriga um ecossistema específico essencial e também histórias relatando como é viajar até a Antártida e como foi feita a primeira viagem de brasileiros até o local em 1982, num navio da USP. 

A segunda temporada conta com 23 episódios, gravados no Instituto Oceanográfico e apresentados pelo professor do curso de Oceanografia Felipe Toledo, junto à jornalista Maíra Torres e convidados extras. São entrevistas com profissionais e professores especialistas de diversas instituições públicas e federais brasileiras. 

É possível acompanhar os lançamentos semanais às terças-feiras, a partir de 11 de julho, nas plataformas Spotify e no Google podcasts. A primeira temporada completa, com 21 episódios e dois especiais, já está disponível. No Instagram, há postagens, imagens e fotos complementares. Mais informações no site do Lapas.

Compartilhe