IOI, UFPR e o IOUSP promovem o curso em Governança, Ciência Oceânica e Geoética

Alexander Turra, Nicole Malinconico & Eduardo Marone

12/3/2020

Foi realizado na base Dr. João de Paiva Carvalho do Instituto Oceanográfico da USP, em Cananeia (SP), de 19 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, o IV curso sobre Governança Oceânica, Ciência Oceânica e Geoética para América Latina e o Caribe promovido anualmente pelo Instituto Internacional dos Oceanos (IOI) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A presente edição contou com a coorganização do IOUSP e o apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, representados pelo Prof. Alexander Turra.

Foram 120 horas de atividades distribuídas ao longo de quatro semanas de imersão. Os diretores dos Centros de Treinamento e Suporte do IOI coordenaram o curso e os professores convidados lideraram as atividades, sendo responsáveis pelos diferentes módulos, além de contar com as contribuições de especialistas locais convidados. Nessa edição o treinamento teve a participação de 21 estudantes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) e México e 19 professores, entre Brasil, Argentina e Costa Rica. Essa pluralidade permitiu um enriquecimento cultural e compartilhamento de experiências acadêmicas entre os professores e alunos. Os participantes selecionados para o treinamento foram jovens estudantes de pós-graduação e profissionais interessados na área de governança e gerenciamento costeiro e oceânico.

Além da coordenação local do curso e ministração de aulas e atividades pelo Prof. Dr. Alexander Turra, o curso contou com a participação dos professores Marcelo Dottori, Marcos César de Oliveira Santos e Paulo Sumida, que também representou a direção do Instituto Oceanográfico da USP. Houve também a possibilidade de integração dos alunos com iniciativas locais de governança por meio da participação da Me. Letícia Quito, gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul de São Paulo.

Os treinamentos do IOI são oferecidos anualmente em diferentes países da região da América Latina e do Caribe, com dedicação em período integral. Os principais temas tratados no curso trazem informações básicas sobre a ciência dos oceanos como dinâmica, atmosfera e sistemas terrestres, questões sobre recursos marinhos vivos e não vivos e as principais ameaças naturais e antropogênicas a esses ambientes. Além disso, o curso promove uma discussão aprofundada sobre a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) e os arranjos de Governança Oceânica, considerando as estruturas reguladoras internacionais, regionais e nacionais e delimitação de fronteiras marítimas, trabalhando de forma prática com os alunos as questões de negociação e diplomacia com resolução de conflitos e construção de consenso. Por fim, o curso promoveu um aprofundamento sobre desenvolvimento sustentável, o conceito dos oceanos como patrimônio comum da humanidade e os principais dilemas éticos da Governança Oceânica.

Embora cada uma das três temáticas centrais abordadas no curso seja projetada como módulos autônomos e possam ser apresentadas separadamente, o IOI integra e interliga essas questões dentro de um processo comum de aprendizagem para mostrar como a governança está ligada à geoética e sustentada pelo conhecimento científico dos oceanos. Essa é a base que gera a essência do curso: "Você não pode governar os oceanos sem ética nem ciência". Outro aspecto do treinamento é o emprego do processo pedagógico heurístico e protagonista de “aprender fazendo”, que implica no uso de atividades práticas, como estudos de caso, discussões em mesas redondas, role playing games para resolução de conflitos, visitas de campo e diálogos com comunidades locais.

Este é o segundo ano que o curso acontece no Brasil e a primeira vez em São Paulo. A partir de métodos de ensino inovadores e inclusivos a rede de treinamento do IOI está contribuindo para a formação de futuros profissionais e cientistas atuantes na governança oceânica com base em conhecimento e princípios éticos e postura crítica. Esses valores vão ao encontro à missão do Instituto Oceanográfico da USP de “ensinar, pesquisar e transmitir o conhecimento científico sobre os oceanos, em benefício da sociedade”. Essa integração da USP com membros da América Latina e Caribe fortalece as relações intercontinentais possibilitando uma visão holística do espaço compartilhado. Além disso, essas atividades proporcionam abertura de novas perspectivas de atuação profissional para os estudantes e a criação de parcerias internacionais.

Compartilhe