IOUSP é destaque na Norway Brazil Weeks

Alexander Turra - IOUSP
Entre os dias 11 e 12 de novembro de 2019 o IOUSP participou da última edição da Norway Brazil Weeks, realizada no Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, o objetivo principal do Norway Brazil Weeks “é criar locais de encontro para fortalecer e desenvolver a cooperação entre os dois países por meio de uma agenda de vários eventos e reuniões em diferentes áreas”, além de servir de “arena em que as empresas norueguesas podem se envolver ativamente com parceiros de negócios, clientes e líderes de tecnologia”. A participação do IOUSP ocorreu em dois eventos.
O Workshop Internacional Planejamento Espacial Marinho - PEM da Amazônia Azul foi realizado no dia 11 de novembro no Auditório do edifício Torre Almirante, organizado pela BMP Ambiental. Seu objetivo foi discutir o PEM como um “poderoso instrumento público, de cunho operacional e jurídico, indispensável para a governança e a soberania da área marítima sob jurisdição brasileira (Amazônia Azul), uso compartilhado e sustentável do Ambiente Marinho, geração de divisas e de  empregos para o Brasil, garantindo a segurança jurídica”.
Com uma programação variada (http://bmpambiental.com.br/PEM/) e participantes brasileiros e estrangeiros no evento. Este Workshop se propôs a reunir, sob a coordenação da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), os representantes das industrias offshore de Petróleo e Gás e de energias renováveis, de agências reguladoras, do IBAMA, da Empresa de Pesquisa Energética, da Academia, especialistas nacionais e internacionais, escritórios de advocacia e consultorias especializadas, com o objetivo principal de se estabelecer o início de um diálogo altamente qualificado entre as partes interessadas com vistas ao ordenamento, planejamento, uso sustentável e monitoramento da Amazônia Azul.
O Prof. Alexander Turra representou o IOUSP em nome da Prof. Elizabete de Santis Braga da Graça Saraiva, diretora do Instituto e reforçou a disposição do IOUSP em continuar contribuindo ativamente para o uso sustentável dos oceanos.
 
A 3a Conferência de Oceano ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, organizada pela Embaixada Real da Noruega, o Real Consulado Geral da Noruega, a Innovation Norway, Associação Brasileira de Armadores Noruegueses e a SECIRM com o de discutir com diversos especialistas e autoridades o destravamento do potencial econômico dos oceanos de forma produtiva e sustentável.
Foram realizados cinco painéis com participantes de vários setores da sociedade. A programação pode ser acessada em https://www.innovasjonnorge.no/en/start-page/norway-brazil-weeks/program/ocean-seminar/. 
O IOUSP foi representado pelo Prof. Alexander Turra, que moderou o painel “Iniciativas para o manejo sustentável dos oceanos”. Esse painel contou com a participação do Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Junior (ENGEPROM), Contra-Almirante Sergio Gago Guida (SECIRM), Sr. Kai Stoltz (GCE Ocean Technology - Norwegian Ocean cluster) e Michelle Duarte (Innovation Norway - The Explorer). 
 

Compartilhe