APA Cananéia-Iguape-Peruíbe, Sítio Ramsar, Área Úmida de Importância Internacional

APA Cananéia-Iguape-Peruíbe, Sítio Ramsar, Área Úmida de Importância Internacional

Figura 1. Localização da Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguape-Peruíbe (APA-CIP), no litoral sul do Estado de São Paulo, Brasil (Fonte: Formulário de Informação sobre Áreas Úmidas referente a APA-CIP, Dez./2014).
É neste precioso espaço do litoral brasileiro que se encontra um dos laboratórios costeiros do Instituto Oceanográfico (Figura 2) que, desde a década de 1950, proporciona a infraestrutura necessária a estudos oceanográficos nas áreas da física, da química, da biologia e da geologia cujas publicações são reconhecidas como pioneiras em ambiente estuarino.
Figura 2. Base Sul do IO “Prof. João de Paiva Carvalho”, situada no Mar de Cananéia (Foto: Caio Caciporé, 2006).
Como ex-aluna da pós-graduação do IO (1966-70), docente-orientadora de 1970 a 1998, e agora como Professor Sênior e Sócia fundadora do Instituto BiomaBrasil - IBB, vivencio a mais grata felicidade ao me juntar à declaração das várias gerações de pós-graduandos do Laboratório BIOMA – Bioecologia de Manguezais/IOUSP e atuais membros do IBB, quando declaram seu orgulho por terem participado do processo de construção da APA-CIP como Sítio Ramsar: “Durante mais de três décadas, ainda no berço da academia no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o embrião do nosso instituto (IBB) desenvolvia seus estudos conservacionistas na região denominada Complexo Estuarino Cananéia-Iguape, no litoral sul de São Paulo. Considerado uma das regiões mais importantes para a pesca no Brasil e berçário do Atlântico, dos rios e da Mata Atlântica. Foram diversos trabalhos científicos e técnicos, e uma forte atuação na construção de políticas públicas que respaldassem uma boa gestão ambiental. Mas, enfim, depois de muito esforço, de diversos órgãos, instituições, ONGs, a área foi contemplada como o mais novo Sítio Ramsar no Brasil”

Profa Dra Yara Schaeffer Novelli

Professor Sênior, Universidade de São Paulo

Sócia-Fundadora Instituto BiomaBrasil