alcatrazes leandrocoelho02No próximo dia 17 será realizado no IOUSP mais uma edição do evento Oceanos e Sociedade, que terá como tema "Estratégias de conservação: propostas de criação de nova Unidade de Conservação no Arquipélago de Alcatrazes".

Objetivo: Criar a oportunidade de diálogo entre a sociedade e as instituições governamentais responsáveis pela criação de uma nova Unidade de Conservação no Arquipélago dos Alcatrazes, com o intuito de fornecer à academia informações oficiais e detalhadas sobre o tema que auxiliarão na avaliação de seu posicionamento quanto às estratégias de gestão discutidas. Serão realizadas apresentações de nivelamento histórico das iniciativas de pesquisa e conservação do Arquipélago, incluindo as propostas de Parque Nacional Marinho e Refúgio da Vida Silvestre, além de abordar questões de formalidades na criação de uma Unidade de Conservação.

Justificativa: Garantir a participação da comunidade científica, alunos de pós-graduação e graduação e da sociedade civil interessada nas discussões sobre o futuro do Arquipélago dos Alcatrazes. A proposta criação do Parque Nacional Marinho (PARNAM) Arquipélago dos Alcatrazes foi apresentada pela primeira vez há 25 anos (Projeto de Lei 5673/90) e, após 7 anos, foi arquivada. Apesar disso, as várias instituições envolvidas, tanto governamentais, de pesquisa e entidades da sociedade civil, se mobilizaram a favor da criação do PARNAM e mantiveram a discussão viva, insistindo que o mesmo fosse criado. O processo chegou a fase final de instrução no Ministério do Meio Ambiente. Porém, em 2014 o projeto de criação da nova UC na área foi alterado pelo ICMBio, que divulgou, no VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) em setembro deste ano, que agora tramita a criação de um Refúgio de Vida Silvestre. Espera-se que a decisão final leve em consideração o diálogo dos diversos atores envolvidos.

Local: Auditório “Prof. Dr. Plinio Soares Moreira”, Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Universidade de São Paulo.

Data: 17 de dezembro de 2015

Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do evento.

Público-alvo: Docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais, ONGs e população em geral.

oes 2015 alcatrazes