Graduação IOUSP recebe 5 estrelas na Avaliação do Guia do Estudante 2015

selo ge io 2015 10x15

Mais uma vez o curso "Bacharelado em Oceanografia", oferecido pelo IOUSP, recebeu o conceito máximo na Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. O conceito 5 estrelas é conferido aos melhores cursos oferecidos no Brasil. A avaliação, publicada anualmente pela Editora Abril, leva em consideração diversos aspectos do curso, como: corpo docente, produção científica, infraestrutura, entre outros.

graduacao9

Prof. Dr. Alexander Turra durante atividade de campo com alunos da Graduação IOUSP (Ubatuba).

De acordo com a Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego, Presidente da Comissão de Graduação do IOUSP, "A continuidade do resultado das cinco estrelas para o curso de graduação em Oceanografia do IOUSP é bastante satisfatória e vem sendo resultado das atuações de todos os docentes, funcionários, alunos e das Comissões de Graduação e de Coordenação de Curso (COC), que a cada dia têm contribuído para melhoria da qualidade do curso. Acredito que isso corrobora com o fato de que para o IOUSP, a graduação é uma atividade prioritária".

O Prof. Dr. Alexander Turra, coordenador de Curso de Graduação do IOUSP também comentou a avaliação do IOUSP pelo Guia do Estudante. Segundo o docente, "A manutenção da nota máxima do Guia do Estudante para o curso de Graduação em Oceanografia do IOUSP reflete o empenho institucional na busca pela qualidade no ensino. As discussões entre o corpo docente e deste com o corpo discente tem sido intensificadas e tanto o Projeto Político Pedagógico como a Matriz Curricular atualizados. Para os próximos anos haverá uma mudança curricular mais profunda, que envolverá a flexibilização da matriz curricular, a revisão das disciplinas obrigatórias e optativas e as estratégias didáticas, estimulando o papel dos alunos como protagonistas na sua formação. Iniciativas visando o estímulo ao empreendedorismo e o envolvimento com políticas públicas trarão novas dimensões à atuação profissional dos egressos. Essas e outras mudanças aumentarão ainda mais a qualidade do curso de Graduação em Oceanografia do IOUSP". 

 

Avaliação Guia do Estudante

A avaliação dura cerca de 9 meses, contando com a participação de mais de 4000 professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados. Para ser avaliado, o curso precisa atender aos seguintes critérios:

  • Ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
  • Possuir turma formada há pelo menos um ano;
  • Ser presencial;
  • Ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

A pesquisa é feita com professores e coordenadores de cursos. Cada um emite conceitos que permitem classificar os cursos em: Excelente (5 estrelas); Muito bom (4 estrelas); Bom; (3 estrelas); Regular (2 estrelas); Ruim (1 estrela) e "Prefiro não opinar".

A pesquisa em si segue alguns passos:

  • Atualização dos dados das instituições (a redação entre em contato com cada uma das 2.026 instituições de ensino superior do país para fazer levantamento dos cursos);
  • Definição dos cursos que serão avaliados;
  • Preenchimento do formulário com informações específicas de cada curso (feito pelos próprios coordenadores dos cursos);
  • Pesquisa de opinião com os pareceristas (são mais de 4.000 especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas);
  • Atribuição dos conceitos (as estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas, mas a maior e a menor são descartadas – para evitar distorções).

Para ver as informações do IOUSP no Guia do Estudante, acesse a Página do IOUSP no GE.

Compartilhe