WG40 Report - Avaliação global sobre microplásticos no ambiente marinho

gesamp websiteO tema da microplásticos no ambiente marinho foi criado como parte dos temas emergentes do programa do GESAMP (Group of Experts on the Scientific Aspects of Marine Environmental Protection) em 2008. Foi acordado para produzir uma avaliação de escopo, publicado como um documento interno em 2009. Isto foi seguido por um workshop de escopo em Junho de 2010, organizado pela UNESCO - IOC, em Paris, com o título "International Workshop on Microplastic particles as a vector in transporting persistent, bioaccumulating and toxic substances in the ocean". O processo foi publicado na Série Relatórios e Estudos do GESAMP (GESAMP 2010). Uma das recomendações do workshop foi que o GESAMP iniciasse um grupo de trabalho para realizar uma avaliação de microplásticos nos oceanos e regiões costeiras, resultando na criação de GESAMP Working Group 40, denominado “Sources, fate and effects of microplastics in the marine environment: a global assessment”.

Esse grupo de trabalho, que contou com a participação do Prof. Dr. Alexander Turra, tinha como instituição líder a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (UNESCO - IOC) e contou com o apoio de outras agências do sistema das Nações Unidas, como IMO e UNIDO, além da NOAA, American Chemical Council e Plastics Europe. Seus objetivos foram:

  1. Avaliar entradas de microplástico e macroplastics para o oceano;
  2. Avaliar a modelagem de transporte de superfície, distribuição e áreas de acúmulo de plásticos e microplásticos;
  3. Avaliar processos (físicos, químicos e biológicos)que controlam as taxas de degradação e a fragmentação;
  4. Avaliar modelagem longo prazo, incluindo a fragmentação, da distribuição no fundo do mar e coluna de água;
  5. Avaliar a absorção de partículas e seus contaminantes pela biota, bem como o seus impactos físicos e biológicos;
  6. Avaliar os aspectos socioeconomicos, incluindo conscientização pública.

O resultado do WG40 foram os documentos abaixo, que trazem uma visão atual e compreensiva das fontes, destinos e impactos dos microplásticos no ambiente marinho.

plasticos oceanos    gesamp turra

Compartilhe