Atividades do LabNut (IOUSP) no Programa "Como Será?" - Rede Globo

bete globo

Na manhã do último domingo (12/04/2015), foi ao ar mais uma reportagem do programa "Como Será?", apresentado pela jornalista Sandra Annemberg (Rede Globo).

Nesta edição o programa acompanhou uma campanha de coletas realizada pela equipe do Laboratório de Nutrientes, Micronutrientes e Traços nos Oceanos (LabNut), do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, coordenada pela Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva. As coletas fazem parte do Projeto CARECOS , realizado em parceria entre o LabNut e uma equipe da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Para ver a reportagem e o vídeo do programa, acesse o link do programa "Como Será?".

 

O Projeto CARECOS - Estudo do equilíbrio do ciclo do carbono na região costeira e de seu potencial transporte oceânico - com ênfase ao litoral de Pernambuco.

O objetivo do projeto é aumentar o conhecimento sobre o ciclo do carbono na região costeira de Pernambuco e São Paulo, especialmente na região metropolitana do Recife e litoral de Cananéia, tendo como referência o Arquipélago de Fernando de Noronha, uma área protegida no Atlântico Tropical (bacia oeste) com pouca influência antrópica. As emissões de dióxido de carbono vêm sendo observadas pela comunidade científica via IPCC, considerando alguns cenários e medidas cabíveis para reduzir o efeito do gás carbônico que vem apresentando aumento crescente nas concentrações. Este estudo propõe estudar a relação entre os aportes fluviais ricos em matéria orgânica que influenciam no ciclo do carbono e consequentemente nos teores totais de dióxido de carbono e seu ciclo biogeoquímico, num sistema costeiro de grande relevância, procurando identificar alterações no equilíbrio ácido-base, que indiquem a influência dos efluentes antrópicos nos ecossistemas marinhos. A formação acadêmica e de pesquisa é parte integrante da proposta, bem como a integração dos resultados com programas de educação ambiental.

 

 

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