FAPESP - JSPS Workshop "Biodiversidade e Conservação dos Ecossistemas da Margem Continental: da Observação ao Manejo"

fapesp jsps workshopOs organizadores convidam pesquisadores doutores vinculados a instituições do Estado de São Paulo, que defenderam o doutorado nos últimos 10 anos em áreas relacionadas à Oceanografia Biológica e Biologia Marinha para submeterem suas inscrições.
*As despesas com transporte e hospedagem serão cobertas pelos financiadores do workshop.

FAPESP - JSPS WORKSHOP

Onde: Shimoda Marine Research Center, Shimoda, Japão

Quando: 25-27 de março de 2015
Inscrições: até 10 de Fevereiro: https://docs.google.com/forms/d/1j8vCoo6hD-8eMEh-VVlNH8p9bVSq_u-sIWQjctjTaC4/viewform
As vagas são limitadas e o resultado da seleção será divulgado no dia 13 de Fevereiro.

A conservação do ambiente marinho e seus ambientes é um importante tópico em qualquer campo da Oceanografia. As principais ações de conservação marinha são focadas em áreas costeiras, onde a atividade humana é mais intensa. Recentemente, as atividades comerciais vêm se estendendo cada vez mais para as margens continentais, onde está localizado o talude continental. Estas incluem a exploração de óleo e gás, sulfetos e nódulos polimetálicos e pesca. Isto faz com que seja urgente a observação, monitoramento e acúmulo de dados científicos para que haja um manejo sustentável de tais áreas.

As margens continentais do Brasil e do Japão podem prover importantes estudos de caso para o entendimento da biodiversidade e manejo dos ecossistemas da margem continental. Durante o workshop serão discutidas teorias e técnicas básicas sobre como observar, monitorar e compilar dados de biodiversidade para o manejo sustentável da biota marinha.

O Workshop (WS) FAPESP - JSPS é um esforço liderado pelo IOUSP e a Agência Japonesa para o Estudo das Ciências do Mar e da Terra e Tecnologia (JAMSTEC). O WS será ministrado tanto em laboratório quanto em campo e a JAMSTEC, uma das líderes em tecnologia oceânica, possibilitará o uso de um ROV e outros equipamentos para coleta de dados.

Durante o workshop serão abordados aspectos da biodiversidade e conservação em margens continentais ativas e passivas, onde ocorrem ecossistemas como fontes hidrotermais, exsudações frias, recifes de corais de mar profundo e fossas oceânicas. Estes serão explorados à luz de diversas ferramentas para exploração do mar profundo, incluindo o mapeamento do assoalho marinho e de hábitats através de SIG e o manejo de ecossistemas. Os participantes terão a oportunidade de utilizar na prática o uso destes recursos através de uma saída de campo, onde serão feitas observações e coleta de dados através de um ROV e de sonar de varredura.

Isto proporcionará a oportunidade de trabalhar na aquisição e análise de imagens e dados ambientais e seu processamento e integração a um SIG marinho para o mapeamento de hábitats. Espera-se que os participantes adquiram o conhecimento fundamental para a aplicação de tais técnicas para o manejo sustentável dos ecossistemas de margem continental.

Para se inscrever, preencha o formulário.

Coordenação:
Dr Paulo Sumida - Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP)
Dr Hiroshi Kitazato - Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC)

Mentores (Brasil)
Dra Vivian Helena Pellizari - IOUSP
Dr Antonio Carlos Marques - Centro de Biologia Marinha & Instituto de Biociências da USP
Dr Roberto Berlinck - Instituto de Química de São Carlos - USP

Mentores (Japão)
Dr Katsunori Fujikura - JAMSTEC
Dr Kazuo Inaba - Shimoda Marine Research Center, University of Tsukuba
Dr Koichi Ara - Department of Marine Science and Resources, College of Bioresources Sciences - Nihon University