Virada Científica 2014 no IOUSP

Esfera1Por Joaquim Bührer

A USP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) promoveu no último sábado (11/10), a partir das oito da manhã, o evento Virada Científica 2014 da USP.

Criada com o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista, o evento teve 24 horas de duração. Foram realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças.

Na capital paulista, as atividades foram realizadas em diversas unidades da USP, na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro), no Parque CienTec (Zona Sul) e diversos museus da cidade.

Fora da capital, três unidades da USP participaram da VIRADA CIENTÍFICA: a Escola de Engenharia de Lorena, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, ambos no interior, e o Engenho dos Erasmos, no litoral.

virada01

Exposição Future Ocean - Museu Oceanográfico do IOUSP. Foto: Julia Téo.

Atividades no Instituto Oceanográfico

Dentre as atividades oferecidas pelo Instituto Oceanográfico, destacaram-se: "A Ciência por detrás da tela"; "A Terra e seus fenômenos"; "Oceano sustentável"; "Antártica - Pesquisa em foco e o robô submarinho" e "Oceanografia no Brasil". Além dessas atrações, o acervo do Museu Oceanográfico também continuou disponível durante o período.

Oceano Sustentável foi apoiado na Exposição “Future Ocean”, uma parceria com o Centro de Ciência Inovação da Alemanha e a Universidade de Kiel na Alemanha que permanecerá no IOUSP até dia 18/10/2014.

virada03A Ciência na Esfera, atração do Museu Oceanográfico do IOUSP, se tornou destaque da notícia sobre a Virada Científica no Jornal da Globo, e foi visitada por mais de 1.500 pessoas em sessões de aproximadamente 20 minutos. Nessa atividade, o visitante pôde acompanhar as imagens do planeta Terra, Marte, Lua, Sol, Sistemas Oceânicos de correntes superficiais, trafego aéreo, dentre outros. Cada sessão na esfera, equipamento adquirido da NOAA (EUA), contava com aproximadamente 75 pessoas.

Houve também, a exibição didática do filme "Procurando Nemo", onde profissionais do IOUSP realizaram uma abordagem científica para explicar as informações em que o filme foi baseado, e também para que os visitantes percebessem a importância da ciência servindo de apoio até na sétima arte.

Já a atividade “Pesquisa Antártica e o robô submarino”, contou com uma exposição fotográfica monitorada, exposição de invertebrados marinhos e palestras com exibição de documentário. Sem dúvida, a sensação do evento foi a “barata antártica” (isópodo marinho) que os visitantes puderam observar em suas mãos e tirar fotografias. As palestras sobre as pesquisas no continente gelado e a exibição de documentário sobre o robô submarino, que atua nas pesquisas polares, foi uma atração apoiada pelo CNPq, MMA e PROANTAR. Preparadas pelos cientistas envolvidos no Programa Antártico Brasileiro, as atividades despertaram muita curiosidade de crianças e adultos.

A Virada Científica no IOUSP foi organizada pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx – IOUSP) e pelo Museu Oceanográfico, sendo composta por eventos bastante atraentes, recebendo aproximadamente 2500 visitantes no sábado e domingo.

globo esfera

O Engenheiro Civil Nilton Guerra, formado pela POLI-USP, declarou que é muito importante informar as pessoas sobre a Oceanografia e achou muito interessante observar os equipamentos oceanográficos de pesquisa em exposição no Museu do IOUSP.

Diversas escolas estiveram presentes no Museu, buscando apresentar aos seus alunos a ciência oceanográfica e o caráter sustentável das suas ações - tema recorrente hoje no ensino fundamental e médio

"Como forma de divulgação da ciência, o que a USP está fazendo deve ser apoiado. Nós, professores, ficamos muito felizes quando surge uma oportunidade como essa, de poder trazer os alunos e encontrar novos temas para discussão em sala de aula que criem a mentalidade de conscientização. Aqui no Oceanográfico, me interessei por boa parte dos temas. Os monitores se mostraram eficientes e sempre disponíveis para sanar nossas dúvidas." Sonia Taritaka, Bióloga formada pela USP.

Virada Científica IOUSP