Inscrições abertas para o vestibular FUVEST 2015

Entre os dias 22/08 e 08/09 estarão abertas as inscrições para o vestibular Fuvest 2015, que selecionará 11.057 candidatos para a USP e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 11.177 vagas. O vestibular passado registrou mais de 172 mil inscritos, 24.4 mil dos quais eram treineiros.

A Universidade oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. Para obter informações sobre as carreiras e inscrições, acesse o Manual do Candidato

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site da Fuvest. O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro, usando o boleto gerado até 8 setembro, último dia de inscrição.

 

Bacharelado em Oceanografia

Para ingresso no curso de Graduação oferecido pelo Instituto Oceanográfico da USP, os candidatos deverão se inscrever na carreira 840 - Oceanografia. O curso tem duração de 10 semestres, com disponibilização de 40 vagas por ano.

campo gradO curso estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: atmosfera, áreas emersas e fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e/ou são influenciados por ele.

O objetivo do curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP é formar profissionais com conhecimento generalista e abrangente, porém com a sólida formação de um especialista no estudo integrado dos processos do meio marinho. No curso é considerada a diversidade de enfoques e conteúdos das diferentes áreas da Oceanografia, a saber, Física, Química, Geológica e Biológica, direcionadas ao entendimento dos processos e à interpretação e previsão de fenômenos que ocorrem nos oceanos e ambientes transicionais, visando a utilização racional de seus recursos renováveis e não renováveis e observando a posição do ser humano neste contexto.

Os temas relacionados à observação dos fenômenos e processos marinhos são desenvolvidos em aulas a bordo das embarcações: Navio Oceanográfico "Alpha Crucis" e Barcos de Pesquisa "Alpha Delphini", "Albacora" e "Veliger II", bem como nas Bases Costeiras de Ensino e Pesquisa "Dr. João de Paiva Carvalho", situada em Cananéia, e "Clarimundo de Jesus", localizada em Ubatuba. Além das bases e embarcações, o IOUSP dispõe de salas de aula, laboratórios didáticos, Biblioteca, Museu Oceanográfico, entre outras estruturas de suporte, além dos mais de 40 laboratórios de pesquisa, liderados por docentes que são referência em estudos Oceanográficos.

 

Dados e informações do curso

Denominação:  Oceanografia
Área:  Ciências Exatas e da Terra
Modalidade oferecida:  Bacharelado
Titulação conferida: Bacharel em Oceanografia - Oceanógrafo
Duração do curso: 10 semestres
Regime acadêmico: Seriado semestral
Turno de oferta: Período integral
Campi de oferta: USP, Butantã, São Paulo
Informações específicas: O aluno deverá cursar 20 créditos em disciplinas optativas eletivas e 10 créditos em disciplinas optativas livres.
O aluno deverá cumprir estágio embarcado obrigatório de 150 horas.

 

Para saber mais sobre a Oceanografia, Atuação Profissional, Bacharelado em Oceanografia do IOUSP, Matriz Curricular, Infraestrutura, entre outras informações, acesse a seção da Graduação no site do IOUSP.

 

Secretaria de Graduação

André Blumer, Laura Farias ou Evaldo Almeida
Praça do Oceanográfico, 191 - sala 14A - piso térreo
Cep: 05508-120 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3091-6530
Fax: (11) 3032-3092
E-mail:

 

Compartilhe