Novo docente IOUSP: Tito Monteiro da Cruz Lotufo

Nacionalidade: Brasileiro

Área de atuação / linhas de pesquisa:

• Bentos de substratos consolidados (Biologia recifal);
  • Sistemática, Ecologia e Biogeografia de Ascídias;
  • Ecologia de Peixes Recifais.

Formação:

• 1993 - Graduação em Ciências Biológicas, Universidade de São Paulo (USP);
  • 1997 - Mestrado em Ecologia, Universidade de São Paulo (USP);
  • 2002 - Doutorado em Ciências Biológicas, Universidade de São Paulo (USP);
  • 2010 - Pós-Doutorado, SCRIPPS Institution of Oceanography.

Vínculos e atuações anteriores:

• University of California at Berkeley (UCB) - colaborador;
  • SCRIPPS Institution of Oceanography (SCRIPPS) - professor visitante;
  • National Museum of Natural History - Smithsonian Institution (NMNH - SI) - pesquisador visitante;
  • Florida Marine Research Institute (FMRI) - pesquisador visitante;
  • American Museum of Natural History (AMNH) - pesquisador visitante;
  • National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA) - colaborador;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) - professor associado.

tito lotufo dive

Tito3x4

O Professor Tito teceu alguns comentários sobre o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) e os motivos que o trouxeram para a Instituição. Também fala sobre seus objetivos e perspectivas nas diversas frentes de atuação que pretende desenvolver.

Vinda para o IOUSP

Tito Lotufo (TL): "O IOUSP foi, desde meus tempos de Graduação no IBUSP, referência na área de ciências marinhas. A estrutura que o IO e a USP oferecem certamente vão permitir o desenvolvimento das minhas linhas de pesquisa em um outro patamar. A possibilidade de colaborar com colegas que eu sempre admirei também foi outro fator muito importante para minha vinda."

Experiência e colaboração

TL: "Eu na verdade estou vindo de uma instituição irmã, o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará, onde trabalhei por 12 anos como professor. Ali acumulei uma boa experiência no tripé de atuação docente universitária. Pretendo contribuir a partir do que vivenciei e aprendi no LABOMAR, trocando experiências com os alunos, docentes e funcionários do IOUSP. Pretendo atuar também como ponte entre as instituições, pois o LABOMAR também reúne um corpo de pesquisadores de alto nível. Acredito que há espaço para incrementar ainda mais as colaborações interinstitucionais.

Participação acadêmica

TL: "Sempre me envolvi muito no ensino, tendo inclusive auxiliado na criação e coordenado o curso de Oceanografia do LABOMAR. Vejo então, com a estrutura física e humana que é oferecida no IOUSP, a possibilidade de desenvolver a atividade didática em um nível de excelência. Se tiver oportunidade, quero participar no desenvolvimento dos cursos de graduação e pós, entendendo que há um processo contínuo de aprimoramento."

Atividades científicas

TL: "Na área de pesquisa, continuarei a desenvolver os projetos que já estão em andamento e, como mencionei, pretendo procurar novas parcerias para alcançar condições de responder a perguntas relacionadas à evolução e manutenção da biodiversidade marinha, em especial nos sistemas recifais tropicais do Atlântico e do Pacífico. A idéia é estruturar o laboratório o mais rapidamente possível para enfim concluir meu processo de migração do LABOMAR e retomar no IOUSP os projetos em andamento, além de oferecê-lo para o treinamento dos alunos de graduação e pós-graduação."

Extensão e popularização da ciência

TL: "No campo da extensão tenho atuado em diferentes frentes, seja no apoio aos órgãos de governo, como assessor ou consultor, mas também na colaboração com organizações não-governamentais na área de conservação das espécies e dos ecossistemas marinhos. Permanecerei ainda atuando na editoria das revistas científicas Frontiers in Marine Science e Biota Neotropica e atuando como revisor de outras revistas sempre que solicitado. Vejo como muito importante também as iniciativas de popularização da ciência. Acho que as mídias digitais são elementos fundamentais para isso. Sempre que possível quero colaborar com a produção de materiais para divulgação nos canais de comunicação do IOUSP, assim como em outras iniciativas muito interessantes, como o website Cifonauta"

icon lattes http://lattes.cnpq.br/2207175779648809